Ouvidoria Nacional dos Parlamentos Municipais lançada em Salvador
— 12/12/2015Um salto de qualidade no atendimento da população. Esse é um benefício na adoção do sistema de Ouvidoria por parte das Câmaras Municipais.
O sistema de OUVIDORIA NACIONAL DOS PARLAMENTOS MUNICIPAIS foi lançado no CONGRESSO BRASILEIRO DE VEREADORES da UVB, no mês de novembro de 2015. Foi apresentada a ferramenta de relacionamento como uma importante solução pública no gerenciamento de informação com a sociedade.
Os legislativos municipais possuem déficit na sua estrutura fixa e funcional para cuidar melhor das solicitações de cidadãos. E essa ausência de respostas e melhor tratamento das informações sinaliza boa parte das vezes em descaso.
A melhor resposta para fazer esta gestão é a adoção de novas tecnologias. E o sistema de OUVIDORIA NACIONAL DOS PARLAMENTOS MUNICIPAIS foi pensado especialmente para as Câmaras Municipais, como uma plataforma de atendimento online capaz de fazer os registros de cada atendimento, fornecer automaticamente protocolo, gerar respostas, encaminhar para os setores adequados, memorizar datas limites e ao mesmo tempo gerar estatísticas, capazes de permitir avaliação da eficácia.
É assim um instrumento moderno de comunicação e atendimento, valorizando este relacionamento com a comunidade, proporcionando uma forma amigável e rápida de ter informações, e melhorando o capital político do parlamento.
PARCERIA UVB E Plataforma PARTICIPAR – OUVIDOR ONLINE
A criação do sistema de OUVIDORIA NACIONAL DOS PARLAMENTOS MUNICIPAIS é resultado da parceria entre a plataforma PARTICIPAR-OUVIDOR ONLINE e da UVB – União dos Vereadores do Brasil.
O processo criado passou por pensar em melhorar as situações do dia a dia de atendimento das Câmaras Municipais e uma forma de administração possível que permita aos gestores políticos terem uma visão geral das demandas, atendimentos, rapidez de respostas e performance.
A Plataforma PARTICIPAR – OUVIDOR ONLINE é de desenvolvimento exclusivo da empresa cearense JPJ Networking.
LEI DA TRANSPARÊNCIA
O sistema atende 100% das obrigações impostas pela lei de acesso à informação (LAI) nº 12.527/2011.
Atualmente uma instituição tem sua imagem construída junto à população por quesitos de atendimento, interesse público e transparência. A OUVIDORIA coloca a questão do atendimento e da transparência em um novo patamar de qualidade.
Ao mesmo tempo, sua implantação é uma sinalização importante aos órgãos de controle externo, como Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público, como um incentivo à transparência e prestação de serviços para a cidadania.