Câmara de Piracicaba-SP aprova requerimentos que questionam falta de água na cidade
— 21/08/2020Vereadores aprovaram em duas reuniões extraordinárias questionamentos ao Executivo sobre problemas em cinco bairros
A falta de abastecimento de água nos bairros Bosque da Água Branca, Jardim Elite, Nova América, Piracicamirim e Eldorado/Cecap motivou a apresentação de dois requerimentos com pedidos de informações ao Executivo, vindos dos vereadores Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PSL), e Laércio Trevisan Jr. (PL). Os textos foram votados na Câmara nesta quinta-feira (20), quando ocorreram as 32ª e 33ª reuniões extraordinárias, com 27 proposituras para análise dos parlamentares.
Autora do requerimento 407/2020, Coronel Adriana exibiu um áudio em que o síndico do condomínio Del Giardino lll relata o problema da falta de água. Segundo a propositura, o problema também acontece nos condomínios Santa Clara, Spazio Montebello e Sagitários, localizados nos bairros Bosque da Água Branca, Jardim Elite, Nova América e Piracicamirim.
Já o requerimento 409/2020, do vereador Trevisan Jr., cita que a falta de água é rotineira no bairro Eldorado/Cecap. O parlamentar quer saber quais providências serão adotadas pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) para que o problema seja resolvido.
Dos 10 requerimentos votados nesta quinta, outros três questionam o Executivo sobre ações na área da saúde: Ronaldo Moschini (CID) quer saber a demanda de atendimento e realização de procedimentos cirúrgicos na Clínica de Olhos, no requerimento 406/2020; Paulo Serra (CID) indaga sobre falta de equipamentos para tratamento da diabetes nas farmácias municipais (requerimento 410/2020); enquanto Matheus Erler (PSDB), autor do requerimento 412/2020, pergunta da possibilidade de reabertura temporária da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Cristina.
Ainda entre os requerimentos, o de número 413, traz o questionamento de Coronel Adriana sobre a cobrança de estacionamento rotativo pago (zona azul) em Piracicaba.
Os parlamentares votaram três moções, sendo duas de aplausos e uma de apelo (91/2020), pela manutenção do Instituto Florestal. Neste caso, os autores Nancy Thame (PV) e Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), encaminharão o texto solicitando a retirada do artigo 66 do projeto de lei 529/2020, em tramitação na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A moção seguirá para o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura do Município de Piracicaba, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), além da direção do próprio instituto e à Alesp.
Em redação final foi aprovado o projeto de lei 244/2019, de Lair Braga (SD), para a inclusão do “Dia da Reflexão sobre Doenças Inflamatórias Intestinais” no calendário oficial de eventos do município, com emenda de Pedro Kawai (PSDB).
Os vereadores votaram projetos de lei para denominação de vias e equipamentos públicos, apresentados por Lair Braga, Ronaldo Moschini, Pedro Kawai, Ary Pedroso Jr. (SD), Marcos Abdala (REP) e pelos parlamentares que integram a Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Houve também a aprovação de requerimentos de votos de congratulações de Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), Laércio Trevisan Jr., Paulo Campos (Pode) e Coronel Adriana.
As reuniões extraordinárias foram realizadas via SDR (Sistema de Deliberação Remoto), em que apenas o presidente Gilmar Rotta (CID) permaneceu no plenário “Francisco Antonio Coelho” para a condução dos trabalhos, enquanto a participação dos demais vereadores ocorre por videoconferência, em seus gabinetes ou residências. A ação faz parte dos protocolos para evitar a aglomeração de pessoas, no período da pandemia da covid-19. A população pode acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Câmara, Facebook, YouTube, rádio Câmara Web e rádio Educativa FM.:
fonte