Esplanada dos Ministérios ficará bloqueada até quarta-feira (17)

Esplanada dos Ministérios ficará bloqueada até quarta-feira (17)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou o fechamento da Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (16). A medida vale até quarta (17). O chefe do Executivo local cita “ameças de manifestações com conteúdos anticonstitucionais” e contra “os Poderes constituídos”.

Além disso, o decreto considera “ameaças dirigidas contra a Cúria Metropolitana”, sede da Arquidiocese de Brasília, que coordenas as igrejas católicas do DF. O prédio fica localizado na Esplanada.

As ameaças foram dirigidas ao bispo auxiliar de Brasília, dom Marcony Ferreira. Segundo ele, cerca de 15 pessoas montaram barracas em frente a Catedral de Brasília, na manhã desta terça-feira.

Seriam integrantes de um movimento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A Polícia Militar do DF (PMDF) disse aos manifestantes que eles que não poderiam fazer o acampamento, uma vez que a aglomeração de pessoas está proibida, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Conforme Dom Marcony, os manifestantes disseram aos militares que “o bispo tinha deixado”. A PM procurou o bispo, que só então ficou sabendo da situação e, ao conversar com representantes do acampamento, o religioso explicou não ser possível permanecer no local.

Segundo o bispo, uma das pessoas foi clara nas ameaças. “Um deles disse: ‘você não sabe com quem está falando, nós vamos voltar’ “, afirma o religioso.

Dom Marcony explica que se sentiu ameaçado e que também ficou preocupado com danos ao patrimônio. Ele procurou o governo do Distrito Federal e pediu segurança para a Catedral e a Cúria. A arquidiocese de Brasília emitiu nota confirmando a tentativa de promover um acampamento no local.

UVB - União dos Vereadores do Brasil