Sessões de democracia na tela do votei.app

Sessões de democracia na tela do votei.app

Aplicativo inédito no País, desenvolvido pela empresa leopoldense Legislativa, permite que Câmaras de Vereadores realizem votação online A pandemia do coronavírus está mudando os paradigmas das sessões legislativas. Com sistema automatizado de votação em 28 Câmaras de Vereadores do Rio Grande do Sul, a Legislativa Informações Eletrônicas, empresa localizada há 15 anos em São Leopoldo/RS, chega com uma nova solução tecnológica para transformar as rotinas parlamentares em tarefas simples. Trata-se do votei.app, um aplicativo inédito no País que permite, de forma segura, transparente e eficiente, a realização de sessões remotas e votação on-line – atividades realizadas com simples cliques no celular, tablet ou computadores.

O votei.app, que já é utilizado em São Leopoldo e Sapucaia do Sul, vai ser ativado em Campo Bom, Igrejinha e Veranópolis a partir de maio. Expansão de mercado que, em breve, ultrapassará as fronteiras gaúchas. “Atualmente, estamos em negociação com Minas Gerais e Ceará. E os planos são promissores, com previsão de captação de 40 Câmaras gaúchas e outras 100 em todo o Brasil até junho”, revela Álvaro Groth, diretor da Legislativa.

Desenvolvido pelo grupo de TI da Legislativa, a versão mobile é de fácil instalação (ambientação feita via web) e demanda de baixo investimento. “Não há necessidade de nenhum equipamento especial, pois toda a instalação da engenharia do software é feita à distância e leva cerca de duas horas”, explica Groth. Benefícios que não se restringem a custos, logística ou tempo. A sustentabilidade é um dos pontos que também chama atenção no sistema.

ACESSO GRATUITO – Outro destaque é a praticidade, ou seja, o uso amigável. “Com um treinamento de 15 minutos, os vereadores estão aptos a operar todo o sistema.”Groth observa que o sistema trabalha com todo o tráfego de informações da Câmara de Vereadores, através de uma rede privada específica e usa os logins dos vereadores como método de autenticação. “O Votei permite que eles possam interagir entre si e se sintam confortáveis usando esta tecnologia”, comenta o diretor. E tem mais: a transparência do sistema. A população pode acompanhar em tempo real toda a movimentação legislativa. Para isso, basta entrar no site da Câmara de Vereador e clicar no ícone Votei, link que levará o usuário a acompanhar a sessão, visualizar os vereadores presentes e monitorar o resultado de votação, assim como ter acesso a relatórios.

Embora possa ser visto como uma medida paliativa por causa do Covid, o App veio mesmo para ficar e se tornar uma ferramenta permanente do trabalho parlamentar. Ainda conforme ele, a Legislativa está disponibilizado acesso gratuito por 30 dias para as Câmaras de Vereadores testarem o serviço inovador. Para conhecer e solicitar uma demonstração do aplicativo, basta acessar https://votei.app

O votei.app

• O votei.app é mais fácil de usar que o whatsapp. Com o aplicativo os vereadores podem votar de forma segura usando seus celulares dentro ou fora do plenário. Fazendo chamada de vídeo, ou presente: o voto fica disponível instantaneamente no painel de votação durante a sessão.

• Oferece o melhor gerenciamento das sessões Legislativas, com visualização clara dos acontecimentos em tempo real, melhora do desempenho e organização do processo de votação.

• Geração imediata de resultados, otimização dos expedientes e transparência total do pleito.

• Cadastro de todos os tipos de expedientes legislativos, exportação de dados e resultados via WEB.

• Automatização total das sessões, pedidos de uso da palavra e justificativas por meio digital.

• Painel de sorteio eletrônico do uso da palavra para vereadores e bancadas.

• Painel de votação multimídia com recurso de banco de dados.

• Emissão de Relatórios Legislativos.

UVB - União dos Vereadores do Brasil