Município de Ariquemes-RO ganha prêmio nacional pela implementação de Políticas Públicas que beneficiam os jovens

Município de Ariquemes-RO ganha prêmio nacional pela implementação de Políticas Públicas que beneficiam os jovens

Programa “Jovem Aprendiz na Administração Pública” atualmente contempla com o primeiro emprego cerca de 50 jovens que foram lotados nas secretarias municipais de Saúde e Educação.

Representando a região norte do país, a Prefeitura de Ariquemes ficou entre as cinco campeãs nacionais no Prêmio de Inovação em Políticas Públicas voltadas para os Jovens. Uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMFDH, por intermédio da Secretaria Nacional da Juventude – SNJ.

Concorrendo na categoria “Inovações na implementação de Políticas Públicas para a Juventude que Envolvam Tecnologias Sociais”, o município cadastrou o Projeto ‘Jovem Aprendiz na Administração Pública’, desenvolvido desde 2017, quando pela primeira vez na história, Ariquemes passou a fazer contratações pelo Poder Público, após aprovação da Lei nº 2.084 de 14 de setembro, proposta pelo vereador Renato Garcia (PTD). A oportunidade ofertada pelo Poder Executivo Municipal foi destinada para jovens com idade entre 14 e 18 anos, inseridos em famílias carentes, e que cursam o ensino médio/técnico. A carga horária semanal é de 20 horas remuneradas, em horário oposto ao do período escolar.

PRÊMIO NACIONAL

Com o reconhecimento, a previsão é que a Secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, visite Ariquemes, no dia 16 de abril, para conhecer de perto o projeto e entregar ao Prefeito Thiago Flores o Selo de inovação SNJ e Medalhas para as equipes desenvolvedoras da iniciativa. Além disso, o projeto ‘Jovem Aprendiz na Administração Pública’ ficará disponível para os demais municípios brasileiros, através do repositório virtual do Centro de Documentação em Políticas Públicas de Juventude (CEDOC), como exemplo a ser desenvolvido em todo território nacional. “É motivo de muita alegria ser exemplo para todo o Brasil em uma política pública que tem feito a diferença na vida dos jovens da nossa cidade.” Concluiu Thiago Flores, prefeito de Ariquemes.

 

 

 

fonte:www.ariquemes.ro.gov.br

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil