Presidente da UVB participa da assembleia da Avevi e fala do subsidio do vereador e recomposição das câmaras

Presidente da UVB participa da assembleia da Avevi e fala do subsidio do vereador e recomposição das câmaras

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi realizou na sexta-feira (22), no Restaurante Represa em Guaramirim sua última assembleia do ano. Na pauta, a prestação de contas das atividades desenvolvidas em 2019, aprovação da equipe administrativa da entidade para o próximo ano e palestra com o presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVB Gilson Conzatti.

O Presidente da UVB na conversa com os vereadores da região pediu para que a união entre eles seja fortalecida junto com as entidades que os representam. Fez elogios a Avevi pelo trabalho que realiza com sua escola na qualificação dos vereadores e servidores das câmaras e o apoio que tem dado para os programas de vereadores mirins. “A Avevi tem sido um exemplo por oferecer estes programas, principalmente quando faz o jovem entender melhor qual o papel do vereador”.

Conzatti, falou também do subsidio dos vereadores. Para ele é preciso tomar cuidado com a safra de políticos aproveitadores que está aparecendo aí, estes que teriam solução pra tudo e fazem promessas até de acabar com subsidio de vereador. E outros políticos que estão no exercício do mandato, e durante este tempo não doou o seu e agora não querem mais. “É uma demagogia, vereador que dedica seu tempo para a sociedade é merecedor do seu subsidio”.

Sobre as recomposições nos legislativos o presidente da UVB disse que é preciso entender que aumentando ou diminuindo o numero de vereadores o percentual de recursos que deve ser destinado para as câmaras é o mesmo. “Diminuindo o número de vereadores nos estamos tirando a representatividade da população no parlamento municipal, neste sentido nos somos contrários”. Ele entende as discussões que estão acontecendo em cada município, mas este não seria o caminho correto. Para ele tem outras maneiras de diminuir despesas, “o que precisa é aumentar a participação da população”.

Quem presidiu a assembleia foi o primeiro secretário da entidade, vereador Ramon Castro de Guaramirim, devido a impossibilidade da participação do presidente e vice. Ele fez um relato das atividades desenvolvidas, foram destacadas principalmente as palestras oferecidas em parceria com o Programa Interlegis do Senado Federal, Escola do Legislativo da Alesc e OAB Jaraguá do Sul. Neste ano vereadores, servidores e o público tiveram acesso gratuito a 20 palestras. Vereadores mirins e alunos do ensino médio participaram dos eventos, Encontro Regional de Vereadores Mirins e Semana de Ética e Cidadania de Corupá e acompanharam palestras e debates voltados para este público.
Ações institucionais também foram desenvolvidas e os vereadores buscaram soluções junto aos deputados, senadores, governos estadual e federal, para os principais problemas que atingem a região, principalmente no que se refere as rodovias, telefonia, e ao CEDUP.

AI/AVEVI

UVB - União dos Vereadores do Brasil