Cidades que integram o programa “Em Frente Brasil” têm taxas de criminalidade reduzidas

Cidades que integram o programa “Em Frente Brasil” têm taxas de criminalidade reduzidas

– Taxas de criminalidade violenta têm diminuído em municípios que integram a iniciativa Em Frente, Brasil, que conta com a parceria do Ministério da Cidadania. Lançado em setembro, o projeto-piloto já conta com um balanço de resultados positivos, observados até o fim de outubro: foram 321 operações deflagradas, 1.263 pessoas presas e 16,6 toneladas de drogas apreendidas nas cidades de Goiânia (GO), Paulista (PE), São José dos Pinhais (PR), Ananindeua (PA) e Cariacica (ES). Ao todo, 185 mil pessoas foram abordadas. Os dados foram analisados na terça-feira (19), em Brasília, durante o Seminário de Apresentação dos Diagnósticos Locais de Segurança, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordena a ação.

A secretária-executiva do Ministério da Cidadania, Ana Pellini, participou da abertura do evento. Ela ressaltou a importância de integrar as políticas públicas de diversas áreas, especialmente aquelas ligadas ao Desenvolvimento Social. “Os locais de maior criminalidade, mais violentos, também são aqueles com maior vulnerabilidade social. Por isso, nosso Ministério tem um papel fundamental de preparar as políticas públicas para que este quadro se reverta. Além disso, o atendimento ao jovem e à criança é essencial para diminuir todos os indicadores. O Criança Feliz, nesse sentido, é enfatizado como ferramenta para diminuir as desigualdades”, disse. Atualmente, o programa já está presente em 2.787 municípios brasileiros e já atendeu mais de 817 mil crianças e gestantes.

Por meio do Ministério da Cidadania, neste primeiro momento, cada uma das cidades que fazem parte do Em Frente, Brasil recebeu um micro-ônibus pelo MOB-Suas – ação da pasta que entrega veículos para a rede de Assistência Social. Os veículos são adaptados para transportar pessoas com deficiência e têm capacidade para 28 passageiros.

De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Luiz Pontel de Souza, este é um projeto estratégico e prioritário para o governo federal. Para ele, a área social é essencial para o sucesso da ação. “Para nós, é uma satisfação vermos estes resultados e estar atuando de forma integrada com as demais pastas. A área social é imprescindível neste projeto pois não há como fazermos segurança pública apenas com policiamento na rua”, avaliou.

“Em Frente, Brasil”

programa “Em Frente, Brasil” propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado direcionadas ao combate da criminalidade violenta. Com foco nos territórios, a iniciativa funciona a partir da implementação de soluções customizadas às realidades regionais. O projeto-piloto conta com ações em cinco cidades: Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).

A proposta alia medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas, promovendo a transformação das realidades socioeconômicas das regiões por meio da cooperação e da integração – obtidas pelas parcerias firmadas entre governo federal com estados e municípios.

No âmbito da União, fazem parte do projeto-piloto os ministérios da Justiça e Segurança Pública; da Cidadania; da Mulher, Família e Direitos Humanos; da Economia; da Saúde; do Desenvolvimento Regional; e da Educação, além da Casa Civil, da Secretaria de Governo, e da Secretaria-Geral da Presidência da República. No caso de governos estaduais e municipais, participam da ação as secretarias com simetria aos ministérios envolvidos.fonte:www.i9treinamentos.com

UVB - União dos Vereadores do Brasil