UVB e UVCM realizam Encontro Nacional de Legislativos Municipais em São Luís- MA

UVB e UVCM realizam Encontro Nacional de Legislativos Municipais em São Luís- MA

A União de Vereadores e Câmaras do Maranhão-UVCM em parceria com a União dos Vereadores do Brasil-UVB, promovem o Encontro Nacional de Legislativos Municipais  e Fórum da Mulher Vereadora  em São Luís-MA, o encontro iniciou-se na  quarta feira(30/10) e finaliza nesta sexta feira (01/11).

O encontro apresentou uma serie de temas como, A importância da atualização das Leis Orgânicas e Regimento Interno com Dr Luís Fernando-Interlegis-Senado Federal , Vereadores, Direitos e Deveres Constitucionais com o Deputado Licenciado e Secretário de Estado das Cidades,  o Fortalecimento do Poder Legislativo Municipal com o Dep. Othelino Neto- Presidente da Assembleia Legislativa do Estado Do Maranhão.

Processo Legislativo Municipal também foi tema debatido com o palestrante Dep.Neto Evangelista, a importância do Vereador na inovação da gestão municipal com a participação do Dr Lahesio Bonfim-Prefeito de São Pedro dos Crentes-MA.  O Acúmulo de Cargos na Administração Publica foi o tema apresentado pelo TCE-MA,Dr Fábio Alex (Auditor de controle externo), outro tema de grande importância  do cenário politico discutido no encontro  foi ‘’Vereador pra que? Apresentado pelo  Presidente da UVB, Vereador Gilson Conzatti. Entre outros, tendo e vista que estamos em um ano pré-eleitoral, que se tornou mais complicados com tantas mudanças, principalmente para os vereadores.

Durante a programação do evento aconteceu o Fórum da Mulher Vereadora, onde estiveram presentes a Presidente do Forúm da Mulher –UVB , Vereadora Regilda Santos, Deputada Helena Duailibe, Deputada Andreia Rezende, Deputada Daniella Tema e a Senadora Eliziane Gama entre outras  vereadoras  presentes.

O presidente da UVCM, Vereador, Asaf Sobrinho  satisfeito com a realização do encontro e com a participação dos parlamentares  reafirma que o objetivo do evento  é de unir, formar os vereadores, e qualifica-los e capacita-los para um mandato de sucesso e principalmente o intuito  foi de esclarecer as duvidas sobre as eleições 2020 e as novas regras .

A realização do evento tem o apoio da UVB, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, a Federação dos Municípios – FAMEM e Instituto Navigare.

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil