Auditório do SICREDI lotado para a divulgação dos vendedores da 1ª edição do projeto democracia na escola

Auditório do SICREDI lotado para a divulgação dos vendedores da 1ª edição do projeto democracia na escola

Foram conhecidos na noite de terça-feira dia 29 de outubro os vencedores da 1ª edição do Projeto “DEMOCRACIA NA ESCOLA” promovido pela Câmara de Vereadores com o apoio da Secretaria municipal de Educação e Cultura, UVB, ACI-E, Rotary Clube de Encantado e SICREDI.
Em nome da Câmara Municipal de Vereadores, o Presidente Luciano Moresco agradeceu as autoridades e destacou a presença de todos os alunos, professores e pais que prestigiaram esta iniciativa pois, foram eles a razão do projeto.
Manifestou o reconhecimento e agradecimento aos parceiros, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da União de Vereadores do Brasil, representados pela Secretária de Educação e Cultura Greicy Weschenfelder e pelas escolas e professores participantes.
Agradeceu principalmente o apoio incondicional dado pelo Rotary Clube de Encantado, pelo SICREDI e pela ACI-E na premiação deste projeto que todos abraçaram desde o primeiro contato. Destacou o trabalho dos avaliadores, os palestrantes, os vereadores e servidores do Legislativo, especial do Professor Airto Gomes, juntamente com a professora Leine e o Ricardo Werner, que apoiaram esta causa junto com alunos, professores e autoridades valorizando, não somente as temáticas do Meio Ambiente, da Educação, da Saúde e da Cidadania, mas, principalmente o nosso município, porque o projeto visou como objetivo maior, ouvir a nossa juventude sobre temáticas tão importantes e que temos a certeza, em muito contribuirão para a feitura de projetos e novas iniciativas na Câmara de Vereadores e no Executivo Municipal, frisou Luciano.
Este projeto “DEMOCRACIA NA ESCOLA” iniciou com uma cartilha, construída pelo Legislativo sobre a estrutura política do Brasil para contribuir ainda mais para que os jovens possam construir a cidadania através da ampliação do conhecimento de algumas temáticas na prática diária.
Para os organizadores do projeto, a participação de 11 escolas nos níveis fundamental e médio, com o envolvimento de mais de mil alunos em mais de 40 anteprojetos, dezenas de professores e de pessoas da comunidade na sua formatação, o mesmo atingiu plenamente os objetivos propostos.
Todos que participaram deram sua contribuição e muitos dos anteprojetos enviados, mesmo não classificados entre os cinco vencedores, servirão de análise para possivelmente ampliar ideias e sugestões que possam beneficiar a comunidade coletivamente. O Presidente do Legislativo Luciano Moresco, disse. ¨Todos vocês são vencedores, todos estão de parabéns”!
Deixaram sua mensagem aos presentes a Secretária municipal de Educação e Cultura também representando o Executivo municipal, Greicy Weschenfelder, Roni Botega, representando o SICREDI, Gilson Conzatti presidente da UVB, Claudio Pivatto, Presidente do Rotary de Encantado e representando a ACI-E, Fábio Pretto.

Os Avaliadores do Projeto, Drª Daniela Pires Schwab, Promotora de Justiça, Dr. Jorge Calvi, Presidente da OAB de Encantado, Dr. Tiago Casaril Vian, Professor Ampere Giordani, e os Jornalistas Diogo Fedrizzi do Jornal Opinião, Renira Turatti Ost do Força do Vale e Zizane Radaélli do Antena receberão os certificados na Sessão Especial que será realizada na terça-feira dia 05 de novembro dentro da programação da 23ª Semana da Câmara. Os 05 Projetos Vencedores foram:
1- Na categoria Educação de Jovens e Adultos: EJA- Escola – Centro Municipal de Educação Encantado com o Anteprojeto – AUTONOMIA ECONÔMICA – ADMINISTRATIVA DAS DIREÇÕES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS. Alunos – Carla Cristina Mello, Dolores Tasca, Eliane Titon, Maria Cristina Leite, Marinalva Belém, Renata Fraporti, Roberto Zonta, Roldjimps Zanon e Sérgio Luiz Radaelli. A professora é Andreza Fátima Graziolla.
2- Categoria Ensino Fundamental 1- Anteprojeto – STOP BULLYNG, – Escola – EMEF Mundo Encantado. Alunos – Brenda Stramari, Carlos Dorr, Emily Ferrari, João Antonio da Luz, Leonardo Cornelli, Maria Clara Martins, Mateus Henrique Bicca, Vitória Machado de Souza. Professora – Juliana Canton.
3- Categoria Ensino Fundamental 2- Anteprojeto – CIDADE EM MOVIMENTO – Escola – IEE Monsenhor Scalabrini. Alunos – Ângelo Cornelli, Cibele Zanotelli, Fernanda Felmann, João Vitor Pozzoco, Laura de Vargas, Letícia Specht, Luiza Grassi da Silva e Paula Sartori Zanela. Professora – Evelise Mezzacasa.
4- Categoria Ensino Médio 1- Anteprojeto – HORTAS ORGÂNICAS COMUNITÁRIAS – Escola IEE Monsenhor Scalabrini. – Alunos – Bruno Gonzatti, Dener Daltoé, Gabriel Echer de Conto, João Reair Dill, Lucas Ernani Ames, Pablo Henrique Pelegrini, Maycon Faporti Mello. Professora – Janice Teresinha Echer.
5- Categoria Ensino Médio 2 – Anteprojeto – CASA DE ACOLHIMENTO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. Escola – CNEC Mário Quintana. Alunos – Vinícius Hulsendeger, Maiara da Rosa, Luíza Beneduzzi, Gabriela Baldo, Júlia Troian, Lorenzzo Titton. Professora – Elisabete Bertella.
PREMIAÇÃO
A premiação em dinheiro será entregue as escolas e aos anteprojetos escolhidos, no valor de R$250,00 para cada escola e prêmios de R$1.200,00 para cada um dos 5 anteprojetos escolhidos, além de 1 troféu personalizado para cada escola dos 05 anteprojetos, na noite de 4ª feira dia 06 de novembro a partir das 19h e 30 min na Câmara de Vereadores.
AGRADECIMENTOS
O presidente Luciano Moresco antes de encerrar o evento, falou da viagem que todos farão à Brasília de 11 à 17 de novembro, agradeceu aos participantes e parabenizou a todas as escolas, professores, alunos, parceiros, apoiadores, equipe (Professor Airto, Leine e Ricardo), servidores, palestrantes, avaliadores. Convidou para a 23ª Semana da Câmara que será realizada de 04 a 07 de novembro.

UVB - União dos Vereadores do Brasil