Bancada de vereadores mirins da Avevi vão a Brasília para participar de atividade legislativa na Câmara de Deputados
— 23/10/2019Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba estarão participando nos dias 24 e 25 de outubro, quinta e sexta-feira desta semana do Programa Câmara Mirim da Câmara dos Deputados em Brasília. Serão acompanhados pelos coordenadores dos programas das câmaras, que se reuniram para preparar mais esta participação da região (foto). Vai acompanhar também vereadores adultos e o Presidente da Avevi, vereador de Jaraguá do Sul Arlindo Rincos. A Câmara Mirim de Jaraguá do Sul é que foi a selecionada para participar, mas abriu mão de algumas vagas que teria em apoio às outras câmaras da região.
O Programa Câmara Mirim da Câmara dos Deputados vai simular a atividade legislativa, a partir de projetos de lei elaborados por vereadores mirins e alunos do ensino fundamental. Os mais de 200 participantes vão debater as três propostas selecionadas para este encontro e votar como deputados mirins. A experiência promove um intenso exercício de cidadania, que envolve crianças e adolescentes, professores, escolas públicas e particulares e câmaras mirins municipais.
As propostas recebidas, neste ano, impressionaram a Comissão Organizadora pela qualidade e por mostrarem como os estudantes estão atentos para os temas que mobilizam o Brasil e o mundo. As três ideias selecionadas são: Da vereadora mirim da Câmara Municipal de Joinville (SC), Ana Laura Carvalho de Paiva, proposta de que as bibliotecas escolares da rede pública permaneçam abertas durante todos os dias da semana. Da estudante Ana Luiza Silva Rosa de Varginha MG, que prevê uma redução gradual no uso de agrotóxicos, além de exigir que produtores rurais em grande escala disponibilizem parte da propriedade para o desenvolvimento das colônias de abelhas, que são importantes polinizadoras. “Projeto Vacina H1N1 para todos”, da estudante Eduarda Cadorin de Souza, de Joinville (SC).
Propõe o direito ao acesso gratuito à vacina contra a gripe, nos postos de saúde, para todos os cidadãos brasileiros.
No dia 24 de outubro, os jovens parlamentares vão debater os três projetos em comissões. E no dia 25, vão ocupar o Plenário Ulysses Guimarães para votá-los. Os estudantes terão cargos como presidente e relatores, com direito a votação no painel eletrônico. Além de viverem esse ensaio democrático, os participantes podem ver suas ideias tramitarem de verdade no Parlamento. Desde o início do Câmara Mirim, em 2006, oito projetos apresentados pelos deputados mirins foram apadrinhados por um dos deputados da Casa e viraram projetos de lei.
fonte:www.facebook.com