Dia dos Animais é celebrado anualmente em 4 de outubro no Brasil.

Dia dos Animais é celebrado anualmente em 4 de outubro no Brasil.

 

A data destaca a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com o meio ambiente. São inúmeras atividades, eventos e feiras de adoções em todo país. O que me preocupa é saber quantos dos cachorros e gatos dos lares brasileiros estão tendo suas necessidades básicas atendidas. Ou será que são eles que atendem às necessidades dos humanos?

O Dia dos Animais é amplamente comemorado pela Igreja Católica. Em muitas paróquias são rezadas missas, onde os donos podem levar seus animais para receberem uma bênção especial.

Quanto a educação infantil deve ser direcionada desde cedo para a conscientização da importância de proteger e valorizar os seres que habitam o nosso meio ambiente, sejam os animais domésticos (cães e gatos, por exemplo), até mesmo os selvagens (leão, tigre, elefante e etc).

A existência de todas as espécies é essencial para o equilíbrio da cadeia alimentar de um ecossistema.

Apesar dos discursos lindos e inflamados de animais não são coisas, mas seres sencientes, que na prática do dia a dia, continuamos a tê-los e a trata-los como melhor nos convém. Quantas são as pessoas, que mesmo cansadas após um dia de trabalho, saem com seu cachorro para dar uma volta? Quem compreende seu gato quando chama para brincar às quatro da manhã, após um dia todo sozinho sem atividade? Qual o nível de tolerância com o cachorro do vizinho que late por desespero, quando sozinho?

O bem-estar animal é um dos principais tópicos de interesse na produção animal moderna. Compreender as necessidades dos animais é fundamental para que os mesmos tenham uma boa qualidade de vida. Todos os anos cerca de 70 bilhões de animais em todo o mundo são criados para fornecer carne, leite, ovos e outros produtos para consumo humano.

A União dos Vereadores do Brasil-UVB, neste dia dos animais solicita o apoio de parlamentares para que olhem para esta causa ,incentive projetos sociais, use a tribuna das câmara municipais em  defesa  da causa animal. E demais pessoas que olhem seus pets como indivíduos com necessidades específicas e não como seres a nosso serviço.

UVB - União dos Vereadores do Brasil