Ciro Gomes participa do Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Fortaleza-CE

Ciro Gomes participa do Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Fortaleza-CE

O ex-presidenciável Ciro Gomes esteve participando do segundo dia  da programação do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, onde ministrou palestra sobre  o Novo Cenário das Eleições 2020.

Ciro explicou aos participantes que em 2020 tudo será diferente  nas eleições municipais, principalmente para o cargo de vereador. Com o descrédito da população na maioria dos políticos, somado a decepção causada a eleitores por alguns deputados e senadores eleitos recentemente pela primeira vez, vai ser muito difícil reunir multidões em praça pública. Os comícios certamente serão substituídos por caminhadas com discursos rápidos e pontuais, reuniões e debates transmitidos via internet.

Outro fator importante que Ciro relatou foi à minirreforma de 2017, que alterou a Lei das Eleições e o Código Eleitoral. As mudanças aconteceram com o objetivo de garantir mais lisura ao processo eleitoral e uma disputa mais justa e igualitária entre os concorrentes.

E Com o fim das coligações a partir de 2020 os partidos não poderão mais fazer coligações partidárias nas eleições para vereadores, isso no plano municipal. Os partidos poderão se juntar somente na eleição majoritária, ou seja, para prefeito, devendo concorrer isoladamente nas eleições proporcionais (vereadores). Os participantes interagiram bastante com o palestrante e esclareceram as dúvidas.

Varias autoridades estiveram presentes dentre elas o Presidente da UVB, Gilson Conzatti, Deputado Estadual, Audic Mota, Presidente da Assembleia Legislativa de Fortaleza-CE, Dr José Sarto, Presidente da UVB-BA, Edylene Ferreira  e ente outros.

UVB - União dos Vereadores do Brasil