Presidente da Câmara de Belford Roxo-RJ deixa cargo após acordo com vereadores

Presidente da Câmara de Belford Roxo-RJ deixa cargo após acordo com vereadores

O vereador Marcio Cardoso Pagniez, o Marcinho Bombeiro (PSL), entregou a presidência da Câmara de Belford Roxo-RJ na tarde de terça-feira(10/09). Fontes afirmam que a decisão dele foi fruto de um acordo com vereadores que queriam sua saída. Após a sessão, ele deixou o plenário, se reuniu com o grupo e, à tarde, anunciou que estava deixando o cargo de presidente. O EXTRA tentou contato com Marcinho Bombeiro, mas ele não retornou.

Há duas semanas, ele disputava uma queda de braço com outros colegas da Casa para permanecer no cargo. A briga pela cadeira da presidência foi parar na Justiça.
No último dia 4 de setembro, a Justiça determinou a permanência de Marcinho na presidência. Mas, na terça-feira(10/09), o grupo que votou pela anulação da sua eleição ganhou dois reforços. Os vereadores Cristiano Santos (PHS) e Zz da Crajubar (PT do B) também assinaram um requerimento solicitando a anulação da eleição de março de 2018, que elegeu Marcinho Bombeiro para a presidência. Ao todo, foram 20 assinaturas.

Marcinho foi eleito em março do ano passado para a presidência da Casa nos anos de 2019 e 2020. No último dia 28 de agosto, um grupo de vereadores se reuniu e assinou um requerimento tornando nula a eleição de março de 2018 para a Mesa Diretora da Câmara. Na noite do dia 29, uma liminar da 2ª Vara Cível determinou a suspensão da sessão. Nesse mesmo dia, o grupo contrário ao Marcinho Bombeiro impetrou um agravo de instrumento no Plantão Judiciário contra a decisão da 2ª Vara Cível e obteve liminar.

No dia 30, vereadores realizaram mais uma sessão extraordinária e elegeram Nelci Praça (PTB) como novo presidente. Até que no último dia 4 de setembro, a 1ª Câmara Cível do Rio de Janeiro o desembargador revogou a decisão do Plantão Judiciário e manteve a liminar da 2ª Vara Cível, que cancelou as duas sessões, mantendo Marcinho no cargo de presidente.

fonte:www.extra.globo.com

UVB - União dos Vereadores do Brasil