Por unanimidade, vereadores de Porto Alegre-RS dão nome de Paulo Sant’Ana à rótula nas proximidades da Arena

Por unanimidade, vereadores de Porto Alegre-RS dão nome de Paulo Sant’Ana à rótula nas proximidades da Arena

Jornalista e ex-vereador morreu em 2017. Projeto de lei foi proposto pelo vereador Moisés Barboza
Paulo Sant’Ana agora estará no caminho da Arena do Grêmio. Nesta segunda-feira (5), os vereadores de Porto Alegre aprovaram por unanimidade que a rotatória localizada na confluência das avenidas A. J. Renner, Padre Leopoldo Brentano e Rua José Pedro Boéssio, no bairro Humaitá, passasse a se chamar Rótula Jornalista Paulo Sant’Ana.

Placas denominativas deverão conter, abaixo do nome, os dizeres “Jornalista e colunista gaúcho”. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Moisés Barboza (PSDB).
Nascido em 15 de junho de 1939, Paulo Sant’Ana trabalhou como feirante e inspetor de polícia na juventude, mas se consagrou depois de entrar no jornalismo. Fanático pelo Grêmio, foi contratado como colunista de esportes de ZH e comentarista esportivo da Rádio Gaúcha em 1971. Meses depois, vira comentarista do então recém-criado Jornal do Almoço, da RBS TV Porto Alegre. Ele passou a escrever crônicas sobre o dia a dia nos anos 90, depois de assumir a coluna da penúltima página de Zero Hora. Nas mais de quatro décadas, ganhou fama por seu olhar aguçado do cotidiano e pelas polêmicas que comprou.
Sant’Ana também foi vereador do município de Porto Alegre por três legislaturas: as duas primeiras (1973/1977 e 1978/1983) pela Arena, e a última (1984/1988) pelo PMDB. Em 2002, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre, proposto pelo seu ex-colega de partido, João Antônio Dib. Sant’Ana foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Orgia, em 1993, com o enredo: O Menestrel da Cultura Popular, Francisco Paulo Sant’Ana.

Sant’Ana morreu em 19 de julho de 2017, aos 78 anos, vítima de uma parada cardíaca.

fonte:www.camarapoa.rs.gov.br/

UVB - União dos Vereadores do Brasil