Com nota 8.75 em índice de governança municipal, Costa Rica-MS se destaca entre 1.905 cidades do Brasil

Com nota 8.75 em índice de governança municipal, Costa Rica-MS se destaca entre 1.905 cidades do Brasil

Na tarde da segunda-feira (22/07) o presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), recebeu no gabinete da Presidência o presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), Rogério Bezerra, e o diretor de Fiscalização e Registro do CRA-MS, Alex Sandre Cazelli, que vieram apresentar o Índice CFA de Governança Municipal (IGM), no qual Costa Rica se destacou em  1º lugar entre os 1.905 municípios que pertencem a um dos grupos de cidades avaliadas na pesquisa.

Conforme Rogério o IGM é uma ferramenta desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração para contribuir com indicativos de boa gestão dos municípios. Ele é uma base de dados que contempla todos os 5.570 municípios do país, que foram subdivididos em oito grupos dentro da pesquisa. Costa Rica aparece em 1º lugar dentro do grupo 2.

“O índice é considerado em três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. A avaliação é elaborada a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, violência e outros indicadores”, explica Rogério.

Contemplando as três dimensões citadas, Costa Rica-MS atingiu a pontuação de 8.75, o que coloca o município em 1º lugar no ranking entre os 1.905 municípios avaliados dentro do grupo 2, e em em 1º lugar em Mato Grosso do Sul, entre os 79 municípios do estado. Como consequência desses resultados o município será utilizado como referencial comparativo para os demais municípios de Mato Grosso do Sul.

No período da manhã, o presidente da Casa de Leis, Averaldo Barbosa (MSD) e demais vereadores se reuniram com o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB), e secretários municipais durante agenda oficial onde foram apresentados minunciosamente os índices do município levantados na avaliação.

Para o chefe do Poder Legislativo, “os números positivos são resultado de uma boa gestão entres os Poderes Executivo e Legislativo, motivo de orgulho não só para os gestores, mas para todos os munícipes e cidadãos sul-mato-grossenses que veem Costa Rica hoje sendo representada de forma positiva em um contexto nacional”, frisa Averaldo Barbosa.

O IGM será apresentado durante o 4º Fórum de Gestão Pública em Campo Grande, nos dias 22 e 23 de agosto, onde o tema será “Otimizando Resultados na Administração Pública através da Otimização da Maximização de Receita, e da Racionalização de Despesas. Na ocasião, os resultados alcançados por Costa Rica também serão apresentados como exemplo positivo de governança municipal.

“Gostaríamos de estender o convite a todos para participarem conosco deste evento que contará com palestras e oficinas práticas voltadas para os gestores públicos, os profissionais que atuam na administração municipal e a população em geral que tiver interesse”, finaliza Rogério Bezerra.

fonte: www.facebook.com

UVB - União dos Vereadores do Brasil