Perde fôlego PEC de Peninha que prorroga mandato de prefeitos para unificar eleições

Perde fôlego PEC de Peninha que prorroga mandato de prefeitos para unificar eleições

Vai ficando mais difícil de sair do papel a proposta de emenda constitucional do deputado federal Rogério Peninha (MDB) que prevê a unificação das eleições para para todos os cargos em 2022 – prorrogando até lá os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores. Na semana passada, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados não aprovou a inclusão do tema na pauta. Eram necessários 34 votos e a votação ficou em 26 a 14 a favor da proposta.

A PEC precisaria ser votada até o final de setembro para ter feito sobre a eleição do ano que vem e ainda tem um longo caminho. Passando pela CCJC, teria ainda que ser analisada por uma comissão especial, ser aprovada na Câmara e no Senado. A favor da proposta, estão os atuais prefeitos e os partidos que temem perder espaço ano que vem. Contra, legendas que ganharam força em 2018, como o PSL, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Além, é claro, de todos os deputados federais que querem concorrer a prefeito ano que vem.

Deputado federal Rogério Peninha apresentou proposta que tem apoio de prefeitos e tem resistência de novas forças políticas (Foto: Alex Ferreira, Câmara dos Deputados/Divulgação)

fonte: www.nsctotal.com.br

UVB - União dos Vereadores do Brasil