Quem é o responsável pela Educação?Foi um dos temas debatidos no I Congresso de Educação e Cidadania

Quem é o responsável pela Educação?Foi um dos temas debatidos no I Congresso de Educação e Cidadania

 

Dr Luís Johnson -Juiz de Direito e Dr Carlos Fiorioll- Promotor de Justiça

Esse tema foi o que conduziu o debate no I Congresso de Educação e Cidadania de Encantado na parte da tarde desta quinta-feira, dia 13.

De acordo com o artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a educação vem do convívio familiar, da escola, do grupo de amigos, do convívio social.

A introdução foi feita pelo promotor de Justiça, Carlos Augusto Fioriolli, que comparou o ingresso ao sistema educacional na década de 70 e 80 com os dias atuais. “A criança só tinha acesso à escola a partir dos 7 anos completos. Antes disso, quem era o responsável pela educação destas crianças? A família. Agora, a criança recém-nascida é entregue às escolas, onde passam o dia inteiro, e é neste ambiente que começam a sua formação, que criam seus principais vínculos, o que deveria ocorrer no ambiente doméstico”, reforça.

Da mesma forma, o juiz de Direito, Luís Antônio de Abreu Johnson, deixou claro que a responsabilidade pela educação das crianças e jovens vem da família. “Os valores, os aspectos éticos do ser humano, são construídos pela família. À escola cabe os conhecimentos científicos, a alfabetização, e o reforço a esses comportamentos cuja origem é em casa.”

Conforme os painelistas, a família transfere a responsabilidade da educação ao sistema de educação (dirigentes escolares e professores).

“Essa transferência de responsabilidades vem resultando no baixo aproveitamento escolar, porque quando não se tem, no âmbito familiar, a educação básica e fundamental devida, não se pode exigir da escola essa transferência. Os pais cobram dos professores aquilo que é dever seu”, reforçam.

Segundo eles, a saída é dialogar permanentemente. As questões de aspectos morais, a vulnerabilidade social, atinge todas as classes, desde a mais abastada à menos abastada.

Resgatar o protagonismo da escola enquanto espaço de educação científica. Difícil falar isso para a família. Hoje, se transferiu para o Judiciário aquilo que os diretores e professores faziam.

Nesse embate, ouvimos depoimentos de famílias, mesmo mostrando tudo o que o filho faz, a família ainda diz que ele está certo. Não há escola que vá conseguir atingir seus objetivos.

“Todos nós somos responsáveis pela Educação mas não sei que legado deixaremos para as gerações futuras”, finalizam.

UVB - União dos Vereadores do Brasil