I Congresso Encantado de Educação e Cidadania e Encontro Nacional de Legislativos Municipais

I Congresso Encantado de Educação e Cidadania e Encontro Nacional de Legislativos Municipais

O I Congresso Encantado de Educação e Cultura e Encontro Nacional de Legislativos iniciou nesta ultima quinta-feira, dia 13, e reuniu lideranças de Encantado, do Vale do Taquari e do Estado do RS, num momento de muita expectativa diante dos avanços que a Administração Municipal de Encantado está implantando em cada uma das escolas da rede.

Todas as melhorias, entretanto, não são destinadas apenas aos alunos da rede municipal, mas a todos os alunos do município. “São alunos de ‘Encantado’; não são de uma escola ou outra, mas de todo o município”, disse o prefeito, Adroaldo Conzatti, em seu pronunciamento de abertura.

Entre as autoridades presentes, esteve o deputado estadual, Edson Brum; o promotor de Justiça, Clóvis Kellermann; o presidente da Câmara de Vereadores de Encantado, Luciano Moresco; o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, secretários municipais de Educação de cidades do Vale do Taquari, diretoras e professoras de escolas municipais e estaduais.

A secretária de Educação e Cultura de Encantado, Greicy Weschenfelder, saudou o público destacando que Educação não se faz sozinho, mas com a união de inúmeras pessoas, sejam gestores públicos, equipes que atuam nas escolas, com as famílias e as comunidades.

Cenário da Educação no RS

A primeira palestra do Congresso ocorreu com o secretário de Estado da Educação e Cultura, Faisal Karan. Ele apresentou detalhes do cenário da Educação no Estado e falou sobre a necessidade de o professor estar na sala de aula no período em que está no auge de seu conhecimento e de sua formação profissional, que normalmente coincide com o período em que ele se aposenta.

“Temos excelentes professores que já estão aposentados mas que ainda tem alto potencial produtivo”, destaca.

Esse foi o gancho para o secretário abordar, junto com o público, sobre a reforma previdenciária.

Falou das perspectivas de investimento do governo do Estado, especialmente em tecnologia, pesquisa e inovação, áreas que, segundo ele, são indispensáveis para o desenvolvimento integral da Educação e das sociedades.

Termo de cooperação entre Município e Estado

Encantado é o primeiro município do RS a firmar um termo de cooperação com o governo do Estado. O município assumirá a gestão da Escola Estadual de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, que tem capacidade para 1,5 mil alunos mas abriga, atualmente, cerca de 200 estudantes matriculados.

Esta iniciativa passará a vigor a partir do ano letivo de 2020.

UVB - União dos Vereadores do Brasil