Suinofest valoriza a gastronomia, economia e cultura local e regional

Suinofest valoriza a gastronomia, economia e cultura local e regional

O município de Encantado está em festa. Nesta sexta-feira, dia 7 de junho, teve início mais uma Suinofest. O evento continua neste final de semana e nos dias 14, 15 e 16, no Parque João Batista Marchese.

A abertura realizada no Espaço Cultural contou com a presença de autoridades locais, regionais, estaduais e federais, além da Comissão Organizadora, patrocinadores, expositores, comunidade encantadense e visitantes de várias cidades gaúchas e de outros estados. Ao invés do tradicional brinde, que ocorreu após a cerimônia no Salão Gastronômico, um leitão à Encantado foi servido de forma a valorizar a gastronomia da cidade.

Um dos momentos marcantes foi uma encenação que buscou valorizar os setores que trabalham para que a Suinofest aconteça. São pessoas, que muitas vezes não aparecem, mas têm papel fundamental na festa como a equipe da cozinha, da limpeza, das obras, da organização da feira, dos que cuidam do estacionamento, da venda de ingressos.
Cada um deles, ao ir montando uma mesa em frente ao palco com pratos diversos disponíveis no Salão Gastronômico, dizia “Eu faço a Suinofest”. Mostrando que a festa é feita por muitas mãos. Ao todo cerca de 300 pessoas se envolveram na organização e preparação do evento.

Durante a abertura houve também apresentação da dupla de tenores Vitor Delazeri e Juan Pablo acompanhados pela acordeonista Sofia Ceconi. Eles encantaram os presentes com as belas e potentes vozes e o solo da gaita ao cantarem o Hino Nacional e músicas italianas.

O presidente da Suinofest, Rafael Fontana, agradeceu a todos os patrocinadores, comissão organizadora, Prefeitura, Câmara de Vereadores e demais envolvidos para a realização do evento. “A Suinofest é a união de forças e uma vitrine de produtos. Somos uma região produtora de alimentos de qualidade e a Suinofest representa a integração da região. Estamos preparados para bem receber a todos”, comenta.

Um agradecimento a todos que estão visitando o município e aos encantadenses que prestigiam a Suinofest foi o foco do pronunciamento do presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Moresco. O representante da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Edson Brum salientou que a festa mostra e incentiva o consumo da carne suína e por consequência fomenta a economia local, regional e estadual.

Para o senador Luis Carlos Heinze a feira mostra as potencialidades da região e incentiva a produção primária. O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, disse que quem está passando por uma crise é o governo do estado e não o Rio Grande do Sul. Ele salientou que a desburocratização da máquina pública e a modernização dos serviços é um dos objetivos do governo estadual.

“Queremos agradecer a todos que trabalham na organização do evento. Em 1995 quando a Suinofest foi criada o objetivo era valorizar as potencialidades da carne suína e divulgar esse potencial para todo o Brasil”, disse o prefeito Adroaldo Conzatti.

80 anos da ACI-E
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Renata Galiotto enalteceu que a Suinofest deste ano homenageia os 80 anos da entidade, a qual realiza a Suinofest. “A ACI-E se sente honrada em receber a todos para essa festa deliciosamente divertida. Nestes 80 anos muitas pessoas trabalharam muito pela nossa entidade e construíram a nossa sede, onde hoje conseguimos prestar um atendimento de excelência”.

Renata também agradeceu a todos os envolvidos e parceiros. “Tudo foi pensado com muito carinho para que vocês possam vir e se divertir na Suinofest”, acrescentou.

Após os pronunciamentos, uma mesa posta com diversos pratos e um leitão à Encantado, marcou a abertura da festa gastronômica. O ex-presidente da ACI-E, Bernardo Katz, representou todos os ex-presidentes, juntamente com Ana Paula Tonin, filha do presidente da Associação que faleceu no ano passado.

A Suinofest é uma realização da ACI-E, em parceria com a Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Tem o patrocínio master da Dália Alimentos e do Sicredi. Conta ainda com o patrocínio ouro da Baldo S.A., Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Corsan e Salva e patrocínio bronze da Unimed, Arki Serviços e Ótica Brilhos.

Também tem o patrocínio cultural da Cerfox, Cotrilac, Diamaju, Bremil, Goemil, Lojas Benoit, Machado Agropecuária, Divine Chocolates, Zandei Plásticos e o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) e da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Durante a Programação da Suinofest  acontecerá o I Congresso Encantado de Educação e Cidadania e Encontro Nacional de Legislativos Municipais”

O evento objetiva repensar a educação mediante um novo prisma que a realidade do dia a dia nos coloca, onde a UVB irá homenagear  parlamentares comprometidos com a Educação  com a  Medalha Mérito Municipalista em Educação, com o objetivo de valorizar quem faz a diferença na educação.

Através de metodologias que tiveram resultados eficazes, podemos traçar novos rumos e ações para podermos formar novos cidadãos responsáveis e inseridos positivamente em sua comunidade.

Confira os Palestrantes confirmados no Evento :

Carlos Augusto Fiorioli-Promotor de Justiça

Elaine Mareli Giuliato-Secretária Municipal de Farroupilha

Faisal Karan-Secretário de Estado do RS

Fabio Gisch-Advogado , especialista em direito eleitoral

Flávio Marques Prol-Fundação Lemann

Francisco H. L. Vasconcelos-Secretário Municipal de Educação de Sobral/CE

Ivo Leite-Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Luís Antônio de Abreu Johnson-Juiz de Direito

Sônia Rosa-Doutora em Educação

Gusttavo Arossi-Professor e Mestre em Filosofia Politica

Marco Peixoto-Corregedor do TCE-RS

UVB - União dos Vereadores do Brasil