Presidente da UVB prestigia reunião da Câmara de Morrinhos do Sul

Presidente da UVB prestigia reunião da Câmara de Morrinhos do Sul

O presidente da UVB, Gilson Conzatti, prestigiou na noite da segunda-feira (20), a sessão da Câmara de Municipal de Morrinhos do Sul/RS.

Na oportunidade o presidente da Câmara, vereador Bruno Webber, saudou a presença do presidente da União dos Vereadores do Brasil, seguido pelos demais vereadores que  agradeceram a presença do presidente da UVB, e ao final da sessão, Conzatti parabenizou-os pelo empenho em encontrar soluções para as causas do município.

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

O povoado inciou-se em 1826 com a chegada de imigrantes alemães. As famílias foram atraídas a esta localidade pelo motivo de haver terras férteis, próprias para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

Os primeiros habitantes deram o nome de Morro Redondo para a localidade, devido a existência de um morro com formato de esfera. Mais tarde, por volta de 1915, passou-se a chamar-se Morrinhos por causa de três morros situados nas proximidades. Nesta época não haviam escolas na região e, as crianças aprendiam a ler algumas palavras e afazer as 4 operações com os pais em casa.  Em 1931 surgiu a primeira escola. Em 1934 foi fundada a primeira capela. As primeiras indústrias que surgiram foram a de transformação de cana-de-açucar em cachaça, em de açúcar mascavo.   Cultivava-se também a banana, vendida na época em cachos.  Com precárias estradas para escoamento da produção, transportava-se os produtos em carros de bois até pequenos portos situados nas proximidades  como o “porto do gurreiro” em Três Cachoeiras, ou até ao lugarejo de Pixirica onde funcionava o chamado “porto imbira”  e, lá vendiam-se as mercadorias sendo elas transportadas de barcos até Torres.  Também se desenvolveu a pecuária, a principio para cortes de consumo próprio das famílias.

Em 1966 foi implantado a energia elétrica. Em 1986 a telefonia. A campanha pela emancipação política administrativa iniciou-se em novembro de 1990 através de uma conscientização na comunidade.

Em 27 de abril de 1991 foi constituída a comissão Emancipacionista que, juntamente com a comunidade, deu prosseguimento à luta pela emancipação. Em 10 de novembro de 1991, houve consulta plebiscitária,  com o “sim” pela emancipação recebendo a maioria dos votos. Em 20 de março de 1992 foi promulgada a lei nº 9.602 que criou o município de Morrinhos do Sul.

Em outubro de 1992 realizou-se a primeira eleição em Morrinhos do Sul, conquistando a comunidade a independência político-administrativa.

UVB - União dos Vereadores do Brasil