ONU: Fórum global discute financiamento inovador para alimentação escolar
— 26/09/2015Representantes de mais de 40 países se reunirão na Ilha do Sal, em Cabo Verde, para o XVII Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF), de 28 de setembro a 2 de outubro. O Fórum oferece assistência a países em desenvolvimento interessados em iniciar ou expandir programas de alimentação escolar vinculados à agricultura familiar.
O GCNF parte do pressuposto de que programas de alimentação escolar sustentáveis impactam positivamente a nutrição, fortalecem a agricultura familiar e, portanto, contribuem para que os países atinjam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento de 2015 começa imediatamente após o encerramento da Cúpula das Nações Unidas para a Adoção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, quando os 193 países que compõem a ONU firmarão um compromisso em torno dos ODS.
O GCNF é realizado pela Global Child Nutrition Foundation e pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas. Desde 1997, o evento anual reúne líderes de países em desenvolvimento para treinamento intensivo, assistência técnica e planejamento para a criação, implementação e avaliação de programas nacionais e sustentáveis de alimentação escolar.
“O desenvolvimento de capacidades de governos é crucial para o estabelecimento e a gestão de programas nacionais de alimentação escolar, e isso inclui a busca por mecanismos sustentáveis de financiamento desses programas”, afirmou Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome.
“Os programas de alimentação escolar são comumente vistos como uma estratégia de educação e proteção social. A atenção ao fato de que esses programas podem ser desenhados de modo a trazer benefícios para a nutrição, a agricultura e a economia local é recente”, afirmou Gene White, presidente da Global Child Nutrition Foundation.
Este ano, o evento acontece em Cabo Verde, um país que fez a transição dos programas de alimentação escolar executados por instituições internacionais para um programa nacional de alimentação escolar. Além de sediar e financiar parte do evento, o governo de Cabo Verde vai compartilhar sua bem-sucedida experiência de alimentação escolar.
Outras informações
O PMA é a maior agência humanitária lutando contra a fome no mundo. O PMA alcança mais de 80 milhões de pessoas em 80 países com assistência alimentar.
O Centro de Excelência contra a Fome do PMA é um fórum global para diálogo de políticas e aprendizagem Sul-Sul sobre programas de alimentação escolar e segurança alimentar e nutricional. O Centro de Excelência, uma parceria entre o PMA e o governo brasileiro, foi criado para apoiar governos na África, Ásia e América Latina no desenvolvimento de soluções sustentáveis contra a fome.
Siga o PMA/Centro de Excelência contra a Fome no Twitter (twitter.com/WFP_CEAHBrazil) e no Facebook (www.facebook.com/WFPCEAHBrazil).
Para mais informações, contatar:
Isadora Ferreira, WFP/Centro de Excelência contra a Fome, +5561 2193 8513, +5561 9260 9835
[email protected]