Voz das mulheres legislativas municipais ecoa na programação da Marcha dos Vereadores e Vereadoras

Voz das mulheres legislativas municipais ecoa na programação da Marcha dos Vereadores e Vereadoras

As atividades na tarde desta quinta-feira foram retomadas com a presença forte das mulheres. Com direito a apresentação musical da deputada Rose Modesto, do Mato Grosso do Sul, que deixou o público fervoroso com a música “Tocando em frente” do músico e compositor Almir Sater.

A deputada federal, Rosângela Gomes iniciou as falas incentivando os vereadores presentes a persistirem em seus projetos. “Confia no seu trabalho, ainda que a luta seja árdua. Se você está disposto a servir o povo você vai chegar aonde quiser”, afirmou.

Rosângela contou que quando vereadora, por diversas vezes as pessoas batiam em sua porta para pedir ajuda com saúde, educação e até financeira. “As pessoas iam cedo a minha casa me pedir ajuda para algum problema de saúde, pediam dinheiro para o gás, ajuda para conseguir vaga em alguma escola. É esse o papel de vereadores e vereadoras, sentir a dor do povo”, disse.

“Quando eu queria discutir a questão da saúde da mulher, como por exemplo a compra de um mamógrafo, o que eu ouvia dos homens é que não era possível se preocupar com isso, pois, tinham alguma ponte para constituir, uma escola para reformar, ou qualquer outro problema para sanar. A saúde da mulher sempre ficava em segundo plano”, desabafou a deputada ao falar da importância de ter mais mulheres na política para atingir um equilíbrio no poder e fazer mais pela população feminina.

Depois, a deputada federal Tereza Nelman, falou sobre o fato de ninguém acreditar nela no início da vida política. “Perguntavam quem me apoiava, quanto eu tinha para investir. Quando na verdade o único recurso que eu tive foi de um partido que destinou 30% do fundo eleitoral para as mulheres candidatas”, relatou.

“Nós estamos trabalhando firmemente em emendas para mudar tanto a medida provisória 871, como também apresentando emendas na Reforma da Previdência. Esse é o nosso compromisso com o Brasil”, afirmou a deputada ao criticar o atual modelo proposto para a Reforma da Previdência. “Política é a ciência que transforma a sociedade e temos que trabalhar para transformá-la”, finalizou.

Em seguida a palestra da deputada federal e presidente da Frente Parlamentar Mista Pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais, Aline Gurgel falou da importância de estar ao lado dos homens no poder, trabalhando juntos para um país melhor, para municípios evoluídos. “Precisamos ocupar lugares de poder, nossa voz precisa ecoar bem forte”, declarou Aline Gurgel, Deputada Federal.

“Nós, mulheres estamos na luta pela igualdade de gênero dentro do poder e em todo o país”, disse a deputada. “Fazemos parte da boa política e precisamos nos emponderar”, completou.

Ela destaca o poder das mulheres de exercer seus cargos “Podemos fazer mais e melhor, quando as mulheres entram na política, a política muda”, desabafou. “As portas se abrirão para nós, vamos fazer a diferença”, finalizou.

UVB - União dos Vereadores do Brasil