Marcha dos Vereadores

Marcha dos Vereadores

Discursos de luta e união marcam o lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais

A Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento dos Legislativos Municipais lançada na manhã desta terça-feira (23) contou com a presença de diversas entidades ligadas ao tema, incluindo o presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti. O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e marca o início da Marcha dos Vereadores e Vereadoras 2019. A Frente será presidida pela deputada do Amapá, Aline Gurgel (PRB).

O evento foi palco para legisladores municipais destacarem que são os porta-vozes mais próximos do povo brasileiro. O papel da Frente será além do fortalecimento da classe, também a luta pelo reconhecimento da categoria.

O país possui mais de 57 mil vereadores, que juntos com os prefeitos de cada um dos mais de 5 mil e 500 município são responsáveis pelas demandas e leis de cada cidade. “Somos a maior força política desse país e ainda assim precisamos gritar bem alto para mostrar a nossa importância. Os vereadores não servem apenas para eleger deputados, servem também, para trabalhar pelo país.”, esclarece Gilson Conzatti sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria diante da desvalorização do poder público aos mesmos.

Durante a fala da deputada Aline Gurgel foi reforçada a importância da Frente para a contribuição do papel dos vereadores no governo, que segundo ela, é uma classe injustiçada. “É importante permanecermos unidos, os vereadores são parte importante do poder público. Eles ganham menos, não tem boas condições de trabalho e mesmo assim não se acovardam”, afirma.

O evento também foi marcado pela luta feminina das vereadoras que são minoria no poder legislativo municipal e lutam para quebrar barreiras e conquistar um lugar de fala dentro da política. “Somos minoria entre os vereadores, assim como em todo o poder público, lutamos por mais sororidade e respeito para nós e para todas as mulheres que se sentem representadas por nós”, explicou Patriciana Guimarães (PRB), vereadora do Macapá.

Os participantes do lançamento da Frente ainda estarão reunidos pelos próximos dias para dar continuidade à Marcha dos Vereadores e Vereadoras.

 

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil