Presidente da União dos Vereadores do Brasil apresentou as ações desenvolvidas pela entidade.

Presidente da União dos Vereadores do Brasil apresentou as ações desenvolvidas pela entidade.

 
Na sessão ordinária realizada pelo Poder Legislativo na última terça-feira (30/10), no espaço destinado à Tribuna Livre, fez uso da palavra o Presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti. O convite foi feito pelo vereador Gilgera (PSDB).

Ao iniciar sua explanação, Gilson Conzatti falou sobre sua trajetória política e sobre a União dos Vereadores do Brasil (UVB). “Sou vereador de um município muito pequeno no Rio Grande do Sul chamado Iraí, com 8.000 habitantes. Estou no meu terceiro mandato. Fui vereador no município de Encantado, também no Rio Grande do Sul. Fui vereador e líder do governo nos dois municípios. Quero começar falando da UVB. Entidade maior dos homens e mulheres que fazem a transformação das nossas cidades através da sua participação nas Câmaras Municipais de Vereadores. A UVB foi fundada em 16 de novembro de 1964. Esse ano, a entidade completa 54 anos e é a mais tradicional entidade municipalista do Brasil. Somos mais de 57.900 vereadores no parlamento. As mulheres ocupam 13% nas Câmaras de Vereadores. A UVB está presente nos 5570 municípios. Ela também agrega e congrega, em nível nacional, as Câmaras Municipais e as Associações/Uniões Estaduais de Vereadores. Temos como objetivo fortalecer o parlamento municipal, os vereadores e os interesses do municipalismo”, afirmou Conzatti.

Conzatti destacou em sua apresentação a importância do uso das redes sociais. “Nessa eleição, a força política mudou. Antes, o vereador era o maior cabo eleitoral de um deputado. Vimos nessa última eleição que já não é mais. A rede social, se bem utilizada, foi o maior cabo eleitoral de muitos eleitos. Ainda temos e teremos os cabos eleitorais, o líder do bairro e da comunidade. Precisamos muito deles nas eleições municipais. Temos que ver e analisar essa eleição. Umas das ações da UVB é pensar em um modelo de política e um modelo de mandato”, declarou o presidente da UVB.

Outro ponto abordado em sua explanação foi o trabalho de divulgação nos sites oficiais das Câmaras. “Procuro sempre informações a respeito das Câmaras Municipais. Passo muito tempo buscando por essas informações. Muitas Câmaras no país sequer tem um site para informar a sociedade. Temos que repensar o papel do parlamento municipal na sociedade. Eu destaco que o trabalho de divulgação e da comunicação deve ser bem realizado. Quero parabenizar a Câmara Municipal de Colombo pela forma como o trabalho de comunicação é feito. Esse trabalho é de extrema importância. O que se passa aqui deve ser divulgado para a comunidade. Quando se divulga se mostra um serviço”, destacou Conzatti. Ele aproveitou ainda para convidar o Presidente da Câmara e os demais vereadores para receber, em nome do Poder Legislativo de Colombo, a medalha Top Legislativo, pelos relevantes trabalhos que a Câmara presta à comunidade e pelo Informativo “Câmara Transparente”.

Ao finalizar sua apresentação, Conzatti afirmou que o vereador é o ente político mais importante de um município e é um transformador da sociedade, pois ele pode mudar a vida das pessoas positivamente ou negativamente. Frisou também a obrigação de cada um na busca de conhecimento sobre as leis. Agradeceu também o convite e a recepção e aproveitou a oportunidade para fazer a entrega do livro A Câmara Municipal de “A” a “Z” – Exercendo o mandato com capacidade e responsabilidade, de Aldo Araújo da Silva.

Os vereadores fizeram suas considerações e parabenizaram os trabalhos e eventos realizados pela UVB e também elogiaram a atuação do Presidente Gilson Conzatti frente à entidade. O Presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PRB), elogiou a apresentação e agradeceu a presença do Presidente da UVB. “Deixamos as portas da Câmara sempre abertas. Os vereadores têm sido bem participativos tantos nos congressos como nos cursos promovidos pela UVB e UVEPAR (União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná). Agradecemos a sua incansável defesa pela vereança, pois sabemos que somos a porta de entrada para a política”, disse.

Também estiveram presentes na sessão ordinária o presidente da Câmara Municipal de Barra do Turvo, Élcio da Silva Reis e também o vereador do mesmo município, David Ursolino de Moura.

Ao final o vereador presidente da UVB recebeu um Certificado de Votos de Congratulações expedido pela Câmara Municipal de Colombo.

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil