Vereadores aprovam Projeto de Lei que declara área de Interesse Público

Vereadores aprovam Projeto de Lei que declara área de Interesse Público

Iraí/RS – Os vereadores aprovaram por unanimidade durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, 1º, mais um projeto de extrema importância para o desenvolvimento econômico do município de Iraí. Trata-se do Projeto de Lei Nº 017/19 de autoria do Poder Executivo onde declara áreas rurais localizadas na comunidade do Roncador de Interesse Público.

De acordo com o texto, as áreas de interesse público serão utilizadas para fim específico de viabilizar a instalação de uma Central Geradora Hidráulica (C.G.H). O investimento será de aproximadamente R$ 5,5 milhões e terá potência de 0,65 Megawatts (MW). Além disso, irá gerar aproximadamente 47 empregos diretos, trazendo muitos benefícios locais na sua construção, tanto com a mão de obra profissional e técnica, que é contratada localmente, fomentando comércio e serviços locais e após a conclusão do empreendimento serão gerados mais 10 novos empregos diretos e indiretos, gerando ainda mais divisas para o município.

O que é uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH)

CGHs ou Centrais Geradoras Hidrelétricas são pequenas usinas que utilizam a força e pressão da água para gerar energia elétrica. São hidrelétricas de pequeno porte, como as PCHs, porém com capacidade e tamanho ainda mais reduzidos.Existem diversos benefícios para quem investe em CGHs, com relação a outras categorias de hidrelétricas. Enquanto as PCHs podem ter potências entre 5 e 30MW, as CGHs podem ter potências entre 0 e 5MW.

Estrutura das CGHs 

A estrutura das CGHs é semelhante à das PCHs, com a diferença de que, por terem estruturas e potências menores, a barragem – quando existe – geralmente não tem o objetivo de armazenamento de água, mas apenas garantir a operação da tomada d’agua.Então, a estrutura da CGH pode ter uma barragem ou não, têm-se os condutos forçados e os reguladores de entrada de água como válvulas e comportas (os hidromecânicos), a casa de máquinas onde se localizam os equipamentos como turbinas, geradores e painéis de regulação e controle da usina e também uma estrutura para devolver a água para o rio.A agua é captada do rio através da tomada d’agua e levada por tubulações – condutos forçados – para as turbinas. A pressão exercida pela água no rotor da turbina – parte interna da turbina – faz com que ele gire, causando o movimento de um eixo. Esse movimento de eixo gira o rotor do gerador – parte interna do gerador – que transforma a energia mecânica do movimento em energia elétrica. Após passar por dentro da turbina, a água é devolvida para o rio.

Autor: Fernando SucolottiFonte: AI/Câmara de Vereadores

UVB - União dos Vereadores do Brasil