Neurilan defende união de vereadores e prefeitos em defesa dos municípios

Neurilan defende união de vereadores e prefeitos em defesa dos municípios

O presidente da Associação Mato-grossenses dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, conclamou os vereadores dos 141 municípios do estado a participarem das mobilizações em prol da pauta municipalista. O assunto foi debatido nesta terça-feira (26), durante a palestra de Fraga no Congresso Nacional de Vereadores e Assessores Municipais. O evento, que está sendo realizado na sede da AMM, é uma realização da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

Fraga ressaltou que as duas entidades precisam trabalhar juntas na defesa dos municípios. “Sou a favor de uma UCMMAT fortalecida para que trabalhemos unidos em prol da boa gestão pública. Quando o executivo e o legislativo municipal trabalham de forma harmoniosa, respeitando a independência de cada poder, quem ganha é a população”, frisou.

O municipalista também falou sobre diversos itens que compõem a pauta prioritária de mobilização municipalista, como a revisão do pacto federativo, o subfinanciamento dos programas federais e estaduais e o Auxílio de Fomento às Exportações (FEX).

“No caso dos Postos de Saúde da Família, por exemplo, o Governo Federal repasse R$ 12.500 aos municípios para o custeio de toda a estrutura, com médico, enfermeiro, técnico, etc. No entanto, sabemos que em alguns municípios apenas o salário do médico chega a custar entre 20 e 30 mil reais. Isso acaba pesando para o município”, afirmou.

Neurilan também disse que o cenário político atual está favorável a uma revisão da lógica de distribuição dos recursos. “O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou que precisamos de menos Brasília e mais Brasil”, acrescentou.

O representante da UVB em Mato Grosso, Gaspar Jordão, reconheceu a importância da atuação do presidente da AMM na defesa dos interesses dos Municípios. “Neurilan é, no estado de Mato Grosso, uma das pessoas que mais conhece sobre o pacto federativo. Ele está constantemente no Congresso Federal, juntamente com a Confederação Nacional dos Municípios, defendendo uma maior participação dos municípios nos recursos”, disse.

Fotos: Vicente Souza

UVB - União dos Vereadores do Brasil