Encontro Nacional de Legislaivos Municipais em Iraí reuniu representantes de 17 estados

Encontro Nacional de Legislaivos Municipais em Iraí reuniu representantes de 17 estados

O município de Iraí sediou, entre terça-feira, 4, até a esta sexta-feira, 7, o Encontro Nacional de Legislativos Municipais. Mais de 250 pessoas estiveram participando das várias palestras e atividades promovidas pela União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Ao todo, representantes de 17 Estados de todas as regiões do país estiveram presentes. Conforme o presidente da UVB e vereador de Iraí, Gilson Conzatti, o encontro foi um sucesso e importante para o município, devido a movimentação na cidade.

O Encontro teve sua abertura na terça – feira, 04, com a presença do prefeito municipal de Iraí, Antonio Vilson Bernadi e lideranças nacionais que compuseram a mesa oficial, como o presidente do legislativo local, Wladinir Giotti, a vereadora de Campinas do Sul/RS, Rosangela Montepó, o superintende da UVB para os estados do Nordeste, vereador de Muirici/AL, José Anízio Amorin, o presidente da UVEAL e vereador de Arapiraca, Fabiano Leão, o vereador de São Miguel do Guaporé/RO e deputado eleito, Ismael Crispim, o presidente da UCAVR e vereador de Ouro Preto/RO, Sergio Castilho, o presidente da UCVM, vereador de São Pedro dos Crentes/MA, Asaf Sobrinho e o presidente da FENALEGIS, Antono Carlos Fernandes Lima Jr. Na mesma noite, aconteceu a palestra Faça da Vida um Show, com o palestrante, Roselei Luis Angst.

O segundo dia de atividades foi movimentado com diversas palestras e painéis onde os participantes interagiram com os debatedores. A primeira atividade foi um painel com o tema A Proporcionalidades nas Câmaras Municipais, que contou com a participação do presidente da FENALEGIS, Antonio Carlos Fernandes Lima Junior e do vereador Gilson Conzatti, presidente da UVB, que inicialmente fizeram suas explanações e posteriormente ouviram a opinião dos participantes. Por fim foi criada uma comissão formada pelos vereadores Marino Deves – Encantado/RS, Sergio Castilho – Ouro Preto/RO e Milton Barbosa – Dias D’Àvila/BA.

O Papel do Centro de Apoio às Câmaras Municipais – CEAC/ALESC, foi apresentado pela coordenadora, Renata Cunha, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Florianópolis/SC. A Missão do Vereador – Sucesso ou Fracasso, foi o tema da palestra do Parapsicólogo Clínico e Terapeuta Transpessoal. Mestre em Reiki e EFTInternacional. Deeksha. Coach Espiritual. Practitioner em PNL, Antonio Biz.

No período da tarde os participantes tiveram a apresentação da palestra Como Planejar e auxiliar a Gestão do desenvolvimento Econômico Local, como advogado e assessor jurídico da UVB, Dr. André y Castro Camillo, radicado em Sobradinho/RS. Após foi a vez do dvogado, procurador geral da UVB. Contabilista. Mestre e doutorando em ciência política – UFPR -Maringa/PR, Dr. Anderson Alarcon, que palestrou: O que as Eleições de 2018 revelam para 2020? Reforma Eleitoral. Fim das coligações. Novo paradigma político-partidário. A virtualização da política. Modernidade líquida e o recado das urnas.

Outra atividade importante do encontro foi a Medalha Top Legislativo. O evento paralelo realizado na noite de quarta-feira, 5, premiou cerca de 100 pessoas, que contribuem ativamente com o Poder Legislativo municipal.

Na manhã da quinta-feira, dia 06, entre as diversas palestras realizadas durante o encontro, uma das que mais se destacaram foi a ministrada pelo presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (AMARN), José Herval Sampaio. O magistrado abordou a nova realidade da política e frisou a necessidade do vereador exercer seu papel fiscalizatório.

O Papel do Tribunal de Contas e a Relação com os Poderes Municipais, foi o tema abordado pelo Conselheiro do TCE/RS e Diretor da ATRICON, Marco Peixoto, que, na ocasião, recebeu a Medalha Top Legislativo, por encurtar distâncias entre o TCE e as Câmaras Municipais.

No último dia de atividades, foi apresentada a palestra como a Aplicabilidade da Lei de Responsabilidade Fiscal na Prestação de Contas de Governo pelos TCEs, pelo advogado e professor Breno de Albuquerque Cesar, que se deslocou da cidade de Bonito/PE, para falar aos participantes e “A Gestão Tributária Como Ferramenta no Incremento de Receitas Municipais Sem Aumento de Tributos: Como auxiliar o executivo no incremento da arrecadação sem aumentar impostos? Como coibir a renúncia de receita em razão da sonegação fiscal de grandes contribuintes como os Bancos?, pela professora e advogada tributarista, Jeanine Benkenstein, de Campo Bom/RS.

A UVB ainda promoveu atividades culturais no Minuano CTG, com apresentação das invernadas artísticas e na praça central, com música de artistas locais e um show de humor, com o objetivo de integrar a comunidade com os participantes do evento, além de promover a gastronomia local com almoços em peixarias e o tradicional “Costelão na Brasa”. O encerramento do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, se deu com a apresentação da Banda Municipal.

VEJA MAIS FOTOS NA PÁGINA DO FACEBOOK uvb.vereadoresbrasil

UVB - União dos Vereadores do Brasil