Canudo de plástico será proibido nos estabelecimentos em São Vicente

Canudo de plástico será proibido nos estabelecimentos em São Vicente

São Vicente/SP – A lei que proíbe a distribuição dos canudos de plástico nos estabelecimentos em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi sancionada pelo prefeito da cidade e, agora, a administração enviou proposta à Câmara para estabelecer um prazo para adaptação. Santos e Guarujá foram outras cidades da Baixada Santista que também já aprovaram a proibição.

O projeto, que estabelece que restaurantes, bares e demais estabelecimentos similares deverão fornecer somente canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individual e hermeticamente embalados com material semelhante aos consumidores, foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito. Ela já está em vigor, mas ainda não há autuação.

A administração municipal mandou para a Câmara uma nova proposta de lei complementar para estabelecer um prazo para que os estabelecimentos se adaptem às novas regras. Após a sanção, fiscais começaram a orientar os comerciantes sobre a proibição e, somente após o período de adaptação, que será definido pelos vereadores, poderão haver multas aos que descumprirem a lei.

Santos e Guarujá são outras duas cidades da Baixada Santista que também proibiram a distribuição de canudos de plástico nos estabelecimentos. Em Santos, a autuação começa a valer a partir de 1º de janeiro, já em Guarujá deverá começar a autuar em fevereiro.

Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

UVB - União dos Vereadores do Brasil