Inteligência Artificial foi o tema apresentado pelos servidores do TSE

Inteligência Artificial foi o tema apresentado pelos servidores do TSE

Na tarde do dia 22 de agosto, durante o 6° Congresso Nacional de Legislativos Municipais promovido pala UVB, os servidores do TSE, Ana Claudia Mendonça e Marcos Vinícius Amorin Ferreira Guimarães, apresentaram temas com ênfase à Inteligência Artificial da Administração Pública.

Inteligência Artificial

A coordenadora de Educação e Desenvolvimento do Tribunal (Coede/SGP), Ana Cláudia Mendonça, explicou que as competências digitais vão além da área de Tecnologia da Informação e oferecem ferramentas para o desenvolvimento de soluções para demandas de todas as áreas da Administração. Para ela, é preciso inspirar os vereadores e gestores a conhecerem as ferramentas oferecidas pelas novas tecnologias e compreenderem como essas plataformas e aplicativos podem auxiliar no desenvolvimento de soluções para a automação de processos, tomada de decisão e economia de tempo no trabalho, liberando-os para o desenvolvimento das competências mais humanas.

A Inteligência Artificial (IA) vem ganhando espaço em diferentes contextos pessoais, como dispositivos eletrônicos utilizados no nosso dia a dia, e também no trabalho, como em bancos, jornais, varejo, automóveis, na área da saúde e na Administração Pública.

Nesse cenário, diversos órgãos e empresas públicas vêm usando a inteligência artificial para se conectar aos cidadãos, prevenir fraudes e corrupção, agilizar processos de licitação, apoiar e acelerar diagnósticos de saúde, agilizar a indexação de conteúdos, entre outros.

A necessidade do serviço público de obter dados dos usuários de seus serviços, realizar uma prestação jurisdicional mais célere e fazer uma melhor gestão dos recursos pode ser otimizada e ter muitos ganhos com o uso da inteligência artificial.

Já professor Marcos Vinícius Amorin Ferreira Guimarães, que é bacharel em ciência da Computação pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em sistemas orientados a objetos pela Universidade Católica de Brasília e mestre em gestão da informação e do conhecimento pela UnB. Professor de Ciência da Computação e Analista de Sistemas do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, mostrou aos vereadores a importância e presença cada vez mais constante dos avanços da informação na vida das empresas, órgãos e pessoas. Em pouco tempo, estaremos sendo monitorados até pela comida que ingerimos, a base de informação será enorme, precisamos saber usar estes dados. Vivemos uma nova revolução, agora chamada de revolução de dados, afirmou o professor.

O grande desafio de todos é aprender a obter, tratar e analisar os dados abertos, que são emitidos a todo o momento, através da inteligência artificial, que é artificial e ao mesmo tempo é abastecida ser humano, finalizou.

Veja as fotos:

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil