Como prefeito em exercício, vereador Orvino Coelho de Ávila recebe presidente da UVB
— 03/08/2018Na tarde da quarta-feira (01) o Presidente da UVB , vereador Gilson Conzatti, esteve visitando o Presidente da Câmara de São José/SC, Orvino Coelho de Ávila, que está exercendo o cargo de Prefeito Municipal em exercício. A atitude do presidente da União dos Vereadores do Brasil, foi de prestigiar o vereador no cargo de prefeito, ainda mais no caso do vereador Orvino que exerce a atividade legislativa desde 1977, já que conta com dez (10) mandatos consecutivos. Na ocasião Conzatti recebeu das mãos do prefeito em exercício, o livro São José – Uma Cidade Imperial.
Sobre a Posse:
O presidente da Câmara Municipal, Orvino Coelho de Ávila, tomou posse como prefeito em exercício de São José na quarta-feira (18/07). O ato foi realizado em decorrência das férias da prefeita Adeliana Dal Pont, que estará licenciada do cargo até o dia 3 de agosto, e do vice-prefeito Neri Amaral.
A leitura do termo de transmissão do cargo foi realizada pelo secretário da Casa Civil, Lédio Coelho, sendo assinado pela prefeita Adeliana Dal Pont e por Orvino Coelho de Ávila. “Este é um gesto que tem importância significativa para o Município e que venho tentando realizar ao longo dos meus seis anos de gestão, para compartilhar junto aos meus pares a felicidade e a responsabilidade que é administrar a cidade de São José”, disse a prefeita licenciada Adeliana Dal Pont.
Destacando que a cidade está com as contas equilibradas, com o pagamento de fornecedores e os salários em dia, Adeliana desejou que o prefeito em exercício aproveite o período para tomar as melhores decisões diante as demandas que surgirão. “Tenho total confiança no trabalho do Orvino, pois ele é um grande conhecedor das necessidades da cidade e, tenho certeza, que dará continuidade ao trabalho que realizamos com responsabilidade todos os dias”, comentou a prefeita licenciada.
Como prefeito em exercício, Orvino, que já vivenciou a experiência de assumir o cargo interinamente em 2015, agradeceu aos familiares, amigos, companheiros de trabalho e autoridades que estiveram presentes para prestigiar o momento marcante na sua vida pública. “A lição de companheirismo eu aprendi com meu pai, que está presente aqui e me faz recordar o quanto valorizar os amigos é fundamental em nossas vidas. Por isso, hoje quero reforçar o carinho e o respeito que tenho por todos vocês, amigos que poderão contar com a minha total dedicação como prefeito em exercício de São José, pois não medirei esforços para cuidar bem da nossa cidade”, ressaltou Orvino, que emocionado agradeceu especialmente o seu pai Tiago Coelho de Ávila.
“Será um período curto como prefeito de São José, mas um período importante, em que farei o necessário e atenderei a todos com atenção máxima para resolver da melhor maneira possível todas as questões que a mim forem levadas. Também aproveito para agradecer a Adeliana pela oportunidade, pela amizade e demonstração de carinho não só comigo, mas para o Legislativo, pois este gesto representa total confiança em nosso trabalho”, ressaltou Orvino.
A cerimônia contou com a presença de secretários e servidores municipais, da presidente em exercício da Câmara Municipal, Sandra Martins; da vereadora Cristina de Sousa; dos vereadores Abel Veiga, Alexandre da Rosa, Caê Martins, Jair Costa, Michel Schlemper, Nardi Arruda, Edilson Vieira e Túlio Maciel; dos ex-prefeitos de São José Dioceles João Vieira e Constâncio Maciel; do prefeito de São Pedro de Alcântara, Ernei José Stahelin; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Wilson Wan-Dall e demais autoridades, além de empresários, representantes da comunidade, órgãos de imprensa e familiares e amigos de Orvino.
Fotos: Divulgação Secom/PMSJ
Sobre o Município de São José
O município de São José, localizado na Grande Florianópolis, é o quarto mais antigo de Santa Catarina e foi colonizado em 26 de outubro de 1750, por 182 casais açorianos, oriundos das Ilhas do Pico, Terceira, São Jorge, Faial, Graciosa e São Miguel. Em 1829, recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.
O rápido desenvolvimento, aliado ao aumento populacional e poder econômico, fez com que, em 1º de março de 1833, através da Resolução do Presidente da Província, Feliciano Nunes Pires, São José passasse de freguesia a vila (município) e, em 3 de maio de 1856, através da lei Provincial nº 415, foi elevada à cidade.
São José possui uma extensão territorial de 113,6km² e está localizada nas coordenadas geográficas 27º36’55 de latitude e 48º37’39 de longitude. É banhada pelas águas das baías norte e sul de Santa Catarina e é seccionada pela BR101, rodovia de importância internacional.
Segundo dados do IBGE (estimativa 2009), a população de São José é de 209.804 habitantes, o que destaca como o quarto mais populoso de Santa Catarina.
A base de sustentação da economia josefense está fundamentada no comércio, indústria e atividade de prestação de serviços, mantendo ainda a pesca artesanal, maricultura, produção de cerâmica utilitária e agropecuária como atividades geradoras de renda. Possui mais de 1.200 indústrias, cerca de 6.300 estabelecimentos comerciais, 4.800 empresas prestadoras de serviços e 5.300 autônomos. São José apresenta ainda um enorme potencial turístico, histórico, cultural e arquitetônico, tendo como destaque o complexo histórico-arquitetônico do Centro Histórico com casarios de origem luso-brasileira dos séculos XVIII, XIX e XX e de construções isoladas associado a inúmeras belezas naturais-paisagísticas e aos centros gastronômicos.