Morre ex-vereador Guido Mutran de Marabá
— 30/07/2018Morreu na noite de ontem (29), vítima de câncer, o ex-vereador de Marabá/PA, Guido Mutran Júnior (MDB).
A luta travada contra um câncer de estômago, há mais de três anos, pelo Ex-vereador de Marabá, GUIDO MUTRAN JÚNIOR, 58 anos, foi vencida pela doença. Guido Mutran faleceu, ontem (29), por volta de 21 horas, no Hospital HC Camargo, no estado de São Paulo, onde estava internado, há vários dias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Ex-Parlamentar exerceu vários mandatos de vereador, em Marabá (PA). Dono de uma postura exemplar como homem público, ele era visto como um dos vereadores mais esclarecidos e combativos que já passaram pela Câmara Municipal. Possuidor de uma oratória requintada, Guido defendia com energia, altivez e galhardia as demandas de sua comunidade e do povo de Marabá.
Natural de Belém (PA), antes da política, Guido Mutran atuou na função de diretor da Rádio Itacaiúnas. Depois foi Coordenador da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) em Marabá. O falecimento de Guido causou grande repercussão no meio político, familiares, amigos e correligionários. De acordo com pessoas próximas da família Mutran, o corpo será trasladado para Marabá, local onde será velado e sepultado. Marabá perdeu um grande homem público.
Mutran era médico veterinário de formação, eleito pela primeira vez 1996 pelo PFL com 795 votos, reeleito em 2000 pelo PMDB com 1.245 (segundo mais votado) de família tradicional na política, seu pai Guido Mutran foi vereador durante dez anos de quem herdou o legado político. Em 2012, obteve 1.139 votos (suplente), assumindo a vaga de Nagib Mutran Neto que se licenciou da Câmara Municipal para assumir a Secretaria de Saúde de Marabá. Com forte atuação na fiscalização e na defesa dos direitos da pessoa, fez um excelente trabalho na CPI do Transporte Público e Coletivo.
Nos anos de 2014 a 2016, na condição de vereador suplente de Marabá, participou ativamente das atividades da União dos Vereadores do Brasil – UVB, oportunidade que juntamente com a vereadora Irismar Melo, levou para a cidade paraense, uma etapa do Debates Pelo Brasil, realizado pela UVB. Guido também participou de atividades da UVB em Santarém/PA, Canela/RS e Brasília/DF.
Nas eleições de 2016, Guido Mutran fez 1023 votos.
A UVB lamenta profundamente a morte do ex-vereador Guido Mutran, que era um amigo, parceiro e tinha na função pública a vontade de fazer a diferença. Mutran deixa um legado da boa política. A vereadora Irismar Melo, vice-presidente da UVB, estará representando a entidade nos atos fúnebres do ex-vereador.
Guido (centro) na Marcha dos Vereadores em Brasília,, com os colegas vereadores de marabá, Miguelito e Irismar