Encontro Nacional de Vereadores em Bonito

Encontro Nacional de Vereadores em Bonito

A União de Vereadores do Brasil – UVB, com o apoio da Câmara Municipal do Bonito, juntamente com a Prefeitura do município, deu início, no dia 13, ao Encontro Nacional de Legislativos Municipais. O evento foi realizado na Casa de Recepções Renata Góes, em Bonito, e seguiu até o dia 15, sexta-feira.

O evento teve início às 15h com a formação da mesa. Dentre as autoridades presentes, estavam o presidente da UVB, o vereador de Iraí/RS, Gilson Conzatti (MDB), o presidente da Câmara do Bonito, Ítalo Damascenos (PSB), o prefeito Gustavo Adolfo (PSB) e o ex-prefeito do município Ruy Barbosa (PSB), além de vereadores representando vários estados brasileiros.

Após a abertura oficial, com os pronunciamentos de alguns membros da mesa, os legisladores municipais presentes participaram da palestra “Judicializando a Política”, com o Dr. José Herval Sampaio Junior, juiz presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte – AMARN.

Em seguida, a secretária municipal de Educação e Cultura de Bonito/PE e presidente da Regional Nordeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Maria Elza, explanou sobre o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, finalizando o primeiro dia do encontro, foi a vez do deputado federal por Pernambuco, Gonzaga Patriota (PSB)

O Encontro Nacional de Legislativos Municipais, no segundo dia de atividades, teve a palestra “Mulheres na política e nos espaços de poder e decisão”, com a vereadora de Maceió, Tereza Nelma, me manifestou em suas redes sociais a experiência de palestrar em Bonito – “Umas coisa que me deixa feliz é poder compartilhar experiência. Hoje pude falar para dezenas de pessoas sobre Empoderamento da Mulher na Política, e dividir, claro, um pouco da minha vivência com vereadores de todo Brasil. Estar participando do encontro de legislativos municipais do Brasil, e ainda mais, ser convidada para palestrar, foi um prazer imenso. Saio de Pernambuco mais rica de informações e com ainda mais vontade de fazer diferente pelo meu estado”, concluiu a vereadora. A seguir o advogado Eduardo Requião, falou da gestão administrativa da Câmara Municipal com ênfase em contratos e licitações.

Na parte da tarde o Encontro Nacional de Legislativos Municipais, continuou do Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, ex – Secretário Estadual de Segurança de Alagoas, Procurador Geral do Ministério Público de AL, que falou sobre Portal da Transparência no Poder Legislativo, seguido do Prefeito de Triunfo/PE, João Batista Rodrigues dos Santos, que palestrou sobre o Momento Político Atual e a Representação Popular e após o Senador Humberto Costa (PT/PE) e o Deputado Clodoaldo Magalhães (PSB/PE), seguiram na mesma linha de falar sobre o momento político atual.

Finalizando os trabalhos do segundo dia, o presidente da UVB, Gilson Conzatti, fez o Lançamento da União dos Vereadores do Brasil -Estadual Pernambuco – UVBPE, discussão do estatuto e aprovação do estatuto.

No último dia, aconteceu a apresentação pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, José Pinheiro de Andrade, da palestra “Os Direitos da Natureza em Bonito – Políticas Públicas e Perspectivas”, após a Presidente da Métodos de Apoio às Práticas Ambientais e Sociais (Mapas), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), Vanessa Hasson, palestrou sobre s Direitos da Natureza, Um novo paradigma, e como última palestra,  o advogado trabalhista, Dr. Bruno Meneses Leite, falou sobre A Reforma Trabalhista e seus impactos.

Encerrando os trabalhos o presidente da UVB, anunciou entre os dias 26 e 28 de junho de 2019, a segunda edição do Encontro Nacional de Legislativos Municipais em Bonito.

O último ato do Encontro Nacional de Legislativos Municipais, foi a escolha da diretoria da UVB-PE, sendo o vereador de Bonito, Dr. Edmilson Henauth, foi eleito por aclamação o presidente da nova entidade de representação do legislativo de Pernambuco.

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil