UBATUBA RECEBE O 1º CONEXIDADES

UBATUBA RECEBE O 1º CONEXIDADES

O evento foi realizado pela UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo com apoio da UVB

Ubatuba/SP – Com 753 vereadores paulistas inscritos e outros trinta e cinco dos estados do Rio, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, além de 83 prefeitos paulistas, o Conexidades, 1º encontro que reuniu a parceria privada com agentes públicos, prefeitos, vereadores, secretários municipais, aconteceu em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, de 08 a 12 de maio.

Diversas autoridades federais e estaduais participaram do encontro, entre eles o Ministro – Secretário de Governo e Articulador Político do Governo Federal, Carlos Marun, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, o presidente da UVB, Gilson Conzatti e o Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União.

Entre os temas tratados, a Sustentabilidade ganhou destaque com o lançamento da Frente Nacional de Vereadores em defesa do meio ambiente comandada pelo representante  Mario Mantovani da SOS Mata Atlântica.

Outro destaque foi para o Painel do Ministério das Cidades com a presença do Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano, Gilmar Souza Santos juntamente com   a representante da FUNASA , Lilian Capina. Ambos mostraram    os caminhos que os municípios devem seguir para conseguir o apoio na execução de projetos de saneamento básico. Vários representantes dos municípios de até 50 mil habitantes – os que podem ser atendidos diretamente pela Funasa , participaram e tiraram dúvidas.. Quanto à atuação do Ministério das Cidades, Gilmar Santos deu as informações solicitadas.

O presidente da Associação dos Municípios de Pequeno Porte, José Adnan Ortolan, prefeito de Cordeirópolis, elogiou a participação da Funasa e do Ministério das Cidades – “é isso que precisamos. Informações e orientação”, disse.

O prefeito de Bom Jesus, representante da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, Frederico Becker destacou o trabalho que a Funasa vem fazendo nos municípios para combater, através de obras de saneamento básico, possíveis doenças causadas pela falta de infra-estrutura.

GOVERNANÇA E ESPERANÇA

O ministro Augusto Nardes, mais uma vez deu importante contribuição aos prefeitos e vereadores, através da proposta da “Boa Governança”. Destacou para todos os participantes, no concorrido painel, as funções e o trabalho de pedagogia que faz o TCU.

COMITÊ DO FUTURO

O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara, disse que 20 especialistas estão trabalhando na construção da “Carta de Ubatuba”, que será entregue às autoridades federais. A carta é baseada nos debates, nos painéis, que teve a participação 117 palestrantes e integrantes de mesas, assim como de dúvidas dirimidas pelos especialistas.

Nessa carta, segundo Misiara, a proposta de um Comitê do Futuro, torna-se necessário, pois é preciso ter uma visão de futuro sobre as cidades que desejamos ter, sobre o país que desejamos ter como proposta de “Democracia Antecipatória” que trabalha na prevenção de possíveis acontecimentos. “No setor do turismo, por exemplo, o que se extraiu da mesa formada por especialistas e empresários, chegou-se à conclusão de que para as cidades turísticas é preciso ter um tratamento apolítico, ou seja, um projeto de governo e não de mandato”.

Misiara considerou que os resultados obtidos pelos participantes, segundo pesquisa entre todos, foram considerados excelentes para o cumprimento dos mandatos.

ASCOM/UVESP

 

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil