Palestra sobre criminalização da política causa comoção nos participantes
— 26/04/2018A palestra de Vania Siciliano Aieta (RJ), advogada, professora da UERJ, presidente da ESDEL/RJ e membro da ABRADEP, contou com auditório lotado. Tratando sobre a Criminalização da Política, Vania arrancou aplausos durante quase toda sua explanação.
“Não há classe mais sofrida que a do vereador. É ele que atende diretamente população e ainda recebe de volta muitas críticas até infundadas”, foi uma das declarações mais aclamadas da apresentação.
Um dos temas tratados pela advogada foi a situação da atual crise política, que deixou alerta: “estamos à beira um Estado de recessão.” Vania ainda afirmou que não se deve aturar os salvadores da pátria, principalmente quando eles não têm representação popular.
A jurista, assim como o palestrante Guilherme Barcelos, teceu duras críticas à judicialização da política. “Política a gente ganha na rua, no voto. Não no tapetão”, afirma. “É preciso respeitar o resultado das urnas.” Além de tudo, conclamou os participantes, mesmo com todo o pluralismo ideológico, a respeitar a posição dos colegas e os políticos eleitos.
O ex – presidente da UVB, advogado Joabs Ribeiro fez parte da mesa juntamente com demais convidados.