Lançada Revista Sessione, especial UVB

Lançada Revista Sessione, especial UVB

Na manha desta terça-feira (24), será lançada oficialmente a Revista Sessione, especial UVB. A edição será distribuída gratuitamente à todos os participantes da XVI Marcha dos Vereadores, que acontece desde ontem (23) na Capital Federal.

Editorial

A primeira edição da Revista Sessione, apresenta uma edição especial da União dos Vereadores do Brasil – UVB, retrata as atividades da entidade e mostra um pouco do que vai acontecer na Marcha dos Vereadores 2018.

O Brasil vive uma das maiores crises ética e política da sua história, a descrença nos políticos atinge à todos os agentes políticos, vemos e assistimos casos de intolerância política, que nada contribuem para a construção de um país melhor. A União dos Vereadores do Brasil, apresenta o tema da Marcha dos Vereadores sendo “O novo começa em nós”, com a intenção pensar medidas e atitudes que reflitam sobre o papel do poder legislativo municipal para com a sociedade e o desenvolvimento municipal.

A UVB é a entidade municipalista mais antiga e tradicional do país na defesa do poder legislativo, surgiu muito antes da poderosa CNM, entidade dos prefeitos, que cada ano, procura de todas as formas atrair os vereadores à participar da marcha dos prefeitos. Essa briga, só desune e causa uma ruptura nas relações entre as entidades de representação.

A Marcha dos Vereadores, a UVB foi pioneira nas marchas à Brasília, surgiu no início da década de 90 até os anos 2000, retornou em 2013 e desde então, têm reunido vereadores de todo o país para defender temas municipalistas e especialmente defender o fortalecimento do poder legislativo. A UVB, realiza a Marcha dos Vereadores, para reafirmar o compromisso da valorização do poder legislativo municipal, com os seus vereadores e vereadoras, e com a pauta municipalista, que o Congresso Nacional e o Governo Federal, não têm dado a importância que os temas merecem.

O poder legislativo compõe mais de 57.900 vereadores e vereadoras, e precisa ser independente e livre para cumprir com as obrigações com a sua comunidade. Independência e harmonia entre os poderes é diferente de submissão em troca de favores. O novo começa pela atitude. Pacto Federativo, reformas estruturantes, defesa do municipalismo, não são pautas exclusivas dos prefeitos e sim da sociedade, por isso, que o poder legislativo municipal, que é o poder que representa o povo na sua totalidade, está nesta luta, em harmonia e com muita independência em relação poder executivo. Coragem e ousadia para libertar e fortalecer o papel e as funções do vereador, esse é o grande desafio. A sociedade espera muito que dessa força política e não deseja ver um legislativo subserviente aos mandos do poder executivo. Câmara de Vereadores não é e nem pode se tornar uma sucursal de prefeitura.

Participar da Marcha dos Vereadores, é dizer sim ao empoderamento da mulher na política e nas esferas de poder e decisão, é discutir a defesa da causa animal, previdência, família, ética, é pensar sobre a transparência dos recursos públicos e formas de arrecadação municipal. Participar da Marcha dos Vereadores é conhecer o papel da governança, das funções e prerrogativas do vereador, é falar em eleições, judicialização da política, da comunicação para o mandato e do pacto federativo entre outros temas. Marcha dos Vereadores é dizer que o legislativo é forte e independente, com a premiação Destaque Nacional UVB, da participação do fórum dos presidentes de entidades estaduais e da confecção Carta da Marcha.

Desejamos uma boa leitura e que à Marcha dos Vereadores, contribua com a construção de mandatos de sucesso.

 

 

UVB - União dos Vereadores do Brasil