Conheça o movimento MAIO AMARELO

Conheça o movimento MAIO AMARELO

O movimento Maio Amarelo – Atenção pela vida, celebrado mundialmente, foi abraçado novamente neste ano pelo Ministério das Cidades.  Durante todo o mês de maio serão feitas ações em alusão ao movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes no trânsito.

O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta o tema acidente de trânsito e chamar a atenção da população sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito no país e no mundo.

A cor amarela simboliza atenção, fazendo menção à sinalização de advertência utilizada nas placas de trânsito. A marca do movimento é um laço na cor amarela, escolhido como símbolo da ação para despertar a necessidade de tratar o tema como verdadeira epidemia e, consequentemente, incentivar motoristas e pedestres a adotar comportamento prudente e responsável no trânsito.

O mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre, com a realização da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, lançada em 2013, também é conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

Outra referência mundial ao mês é a realização do balanço das ações concretizadas desde que a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Os países membros uniram esforços para reduzir em 50% o número de feridos e mortos no trânsito até 2020.

O Maio Amarelo é uma ação semelhante a que acontece em outubro, com o movimento Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama, e em novembro, com o Novembro Azul em prevenção ao câncer de próstata. Nessas ocasiões os monumentos e prédios simbólicos do país recebem iluminação com a cor da respectiva ação.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades

Share This: