Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprova projeto que agiliza acesso ao tratamento de câncer

Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprova projeto que agiliza acesso ao tratamento de câncer

Rio de Janeiro/RJ – A Câmara dos Vereadores aprovou, nesta quarta-feira, um Projeto de Lei que obriga a Prefeitura do Rio a criar um programa que garante que pessoas diagnosticadas com câncer tenham acesso ao tratamento em até 60 dias. De autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol-RJ), o PL 74/2021 propõe o Programa de Navegação de Pacientes (PNP) na rede municipal de Saúde. O texto segue para segunda votação, que deve acontecer ainda neste semestre. Como o diagnóstico precoce pode diminuir o período de internações e o número de procedimentos, o programa também ajudaria o Rio a economizar. Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar cita uma pesquisa que descobriu que a mortalidade do câncer de mama aumenta quando o tratamento da doença atrasa.

“Sabemos que o SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo, e também por esse motivo, é complexo. Quando uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer, ela sequer sabe para onde ir. Essa informação básica não é oferecida pelas redes de saúde de forma sistemática e eficiente e o resultado disso é a dificuldade para o início do tratamento e um número imenso de mortes evitáveis. Quanto mais rápido se inicia o tratamento, maiores são as chances de cura”, justificou. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que o Rio de Janeiro é o estado com pior desempenho da Lei Federal dos 60 dias. Entre os anos de 2013 e 2018, apenas 11% das mulheres diagnosticadas com câncer de mama receberam o tratamento adequado em até dois meses. PUBLICIDADE”O Programa de Navegação de Pacientes é uma experiência exitosa em outros países e no Hospital da Mulher apresentou resultados excelentes. Em 2019, 27% das pacientes da unidade iniciavam o tratamento no período de 60 dias. Esse número saltou para 85% em 2020. Queremos que isso aconteça em toda a cidade do Rio de Janeiro. É um absurdo que a Secretaria de Estado de Saúde interrompa o programa, colocando em risco a vida de centenas de pacientes”, criticou.

FONTE:ttps://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2021/05/6154851-camara-dos-vereadores-aprova-projeto-que-agiliza-acesso-ao-tratamento-de-cancer.html

Share This: