O Papel Fundamental da Comunicação para o sucesso do Mandato

O Papel Fundamental da Comunicação para o sucesso do Mandato

O encerramento da programação do Encontro Nacional de Legislativos Municipais e do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar foi marcada pelo painel ” O papel fundamental da comunicação para o sucesso do mandato, comandado pelo Presidente da União dos Vereadores do Brasil/UVB e vereador de Iraí/RS, Gilson Conzatti.

Conzatti, iniciou a palestra apresentando aos vereadores que não se faz gestão/mandato sem comunicação e toda e qualquer ação política passa pela comunicação. As mesas diretoras tem que se atentar a isso, já que na visão de Conzatti, é impossível governar com sucesso sem se comunicar, sem mostrar os benefícios com ações da câmara. Antigamente comunicação era propaganda, hoje, é mostrar que as ações, informações que impactam na construção da cidadania.

A comunicação política se refere a uma série de processos que visam noticiar e informar sobre acontecimentos, fatos, ações e atividades de toda a esfera pública, também envolvendo a comunicação governamental. Já comunicação eleitoral envolve táticas que possuem um conteúdo mais emocional, muito disso, por se tratar de ações tomadas em um período de tempo relativamente mais curto e com um objetivo mais específico, a eleição.

O presidente da UVB, mostrou dados e chamou atenção dos parlamentares de que ao concluir o mandato, 10% dos políticos deixam lembranças, 65% são esquecidos e 25% são apenas lembrados pelo MP e TCE. “Em politica, não basta realizar, é preciso envolver a comunidade e fazê-la ver o resultado”, finalizou o Presidente da UVB.

Durante a apresentação, vereadores se manifestaram com fatos importantes sobre a comunicação e representação do mandato em cada munícipio, exemplo do vereador, Alencar da Câmara Municipal de Jacuizinho/RS, que participou do evento desde o primeiro dia com trajes gaúchos levando assim a sua marca e identidade própria . A vereadora de Salvador/BA, Debora Santana, citou a importante criação do projeto ”Saúde do Homem”, criada em seu município, devido a convivência com as demandas da população. Vereadora Viviane Peixoto de Amargosa/BA, falou da importância dos assessores nas câmaras municipais, principalmente em municípios menores.

Share This: