Em data histórica, lideranças indígenas participam da sessão Ordinária no Legislativo de Abelardo Luz

Em data histórica, lideranças indígenas participam da sessão Ordinária no Legislativo de Abelardo Luz

Representantes das reservas indígenas Toldo Imbu e Vila Nova fizeram uso da tribuna e pediram mais envolvimento da comunidade não indígena

Durante a sessão Ordinária desta segunda-feira(19), com o intuito de homenagear o povo indígena pelo Dia do Índio, celebrado em 19 de abril, o Poder Legislativo de Abelardo Luz cedeu espaço em tribuna aos representantes das duas reservas indígenas existentes no município, reserva Toldo Imbu, representada pelo Cacique Valdecir Oliveira Santos, e reserva Vila Nova, representada pelo vice-Cacique Claudecir Viri.

Os caciques lembraram um pouco da história do povo indígena no município e no país e da importância de momentos como este, de espaços para a discussão de assuntos importantes para as demandas da comunidade local.

“O conhecimento do seu jeito de viver, do seu costume a sua forma de sobrevivência, junto com a evolução que tem, para compreender como o desenvolvimento afeta a cultura do índio. Então essa iniciativa é muito importante para desencadear uma visão da população não indígena com o povo indígena, na forma de tratar e conceder espaço no direito que o índio tem levando seus anseios e propor projeto que possa vir ao encontro das necessidades da população indígena, como uma inclusão do índio no mercado de trabalho”, destacou Valdecir.

 O vice-Cacique Claudecir comentou as pequenas mudanças no tratamento que demonstram interesse em melhorar essa relação “Temos junto com a gente que o respeito sempre se manteve em primeiro lugar na nossa cultura. Por isso, ser chamado de Bugre, na vivencia de hoje, nos ofende bastante, nos discrimina e nos exclui do conhecimento que estamos buscando, porque hoje nós somos cidadãos. Então pedimos que isso seja levado à população, que nos orgulha bastante sermos chamados de índio”.

O autor do requerimento de convite às lideranças indígenas, o Presidente Alzomiro Brizola comentou o momento histórico no Legislativo. “Nesta data tão importante não podíamos deixar passar a oportunidade de homenagear o povo indígena, que são os verdadeiros donos do Brasil, e destacar a importância dos índios em nosso município. Vamos cobrar do governo municipal um pouco mais empenho dentro das reservas que estão sempre ajudando, inclusive com cascalho”.

Ainda durante a sessão foram aprovados duas Moções de Aplauso às duas reservas.

fonte:http://www.camaraabelardoluz.sc.gov.br/imprensa

Share This: