Congresso de Salvador discute Meio Ambiente, Municipalismo e Reforma Política

Congresso de Salvador discute Meio Ambiente, Municipalismo e Reforma Política

O Congresso Brasileiro de Vereadores realizado em Salvador pela UVB, levou ao Nordeste temas que estão sendo protagonistas na política brasileira neste momento.

O Ministro do TSE Joelson Dias ( no Tribunal de 2013/2014) discorreu sobre a questão do calendário eleitoral de 2016, o contraditório que poderá ser levado em conta pelos TREs e TSE, afetando o planejamento das campanhas e critérios de decisão de como fazer a estratégia e condução.

A percepção geral é que o foco municipal passa a ser mais e mais importante para o país. Afinal, o Brasil passa por um cenário econômico muito difícil e com tensões sociais. Cada vez mais o cidadão exige melhorias no seu ambiente de vida, no seu espaço geográfico, que é a cidade.

Por isso no Congresso temas como meio ambiente e educação também estiveram presentes. São segmentos de políticas públicas que cada vez ganham mais e mais espaço, sendo requisitadas melhorias urgentes.

Com este clima de cidadania urgente por parte da sociedade, os Vereadores passam a ser os alvos mais próximas de um sistema político que ainda apresenta alguns vícios ou reflexos de disfunções da chamada prestação de serviços da máquina pública.

Congressos como este da UVB tem feito um papel fundamental de fomentar a conscientização e politização dos parlamentares municipais. São grandes oportunidades de trocarem experiências e de terem contato com palestrantes especialistas, de alto gabarito.

 

Veja aqui alguns momentos do evento:

SAL1 SAL3 SAL4 SAL5 SAL6 SAL7
SAL9 SAL10

 

 

 

Share This: