Deputadas do Amapá participam do Encontro Nacional de Legislativos da UVB

Deputadas do Amapá participam do Encontro Nacional de Legislativos da UVB

A Deputada Federal, Aline Gurgel PRB-AP) que presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Legislativo Municipal no Congresso Nacional,  e a deputada Maria Leda Sadala (AVANTE/AP) participaram nesta Quarta-Feira (24) do Encontro Nacional de Legislativo e debateram com os vereadores e responderam  duvidas dos vereadores  quanto ao sistema atual eleitoral brasileiros que pelas regras atuais, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta. A eleição de 2020 passou por um cálculo que leva em conta os votos válidos no candidato e no partido. Esse cálculo chama quociente eleitoral.

Pelo cálculo do quociente, é definido o número de vagas que cada partido tem direito nos nas câmaras municipais, assembleias legislativas e câmara dos deputados. Já para o senado vale o sistema majoritário, bem como para prefeitos, governadores e presidente da república.

Estiveram participando da mesa com as deputadas os vereadores  Josinei de Santana/AP, Kim Francisco (Tianguá/CE) e o Presidente da Câmara municipal de Alto Paraiso/PR, Luís Carlos..

Share This: