Seca e calor no DF continuam nesta quarta. Inmet prevê novos alertas

Seca e calor no DF continuam nesta quarta. Inmet prevê novos alertas

Temperatura máxima pode chegar aos 36° C. Chuvas mais intensas são esperadas para a segunda quinzena de outubro

Antes das primeiras chuvas, esperadas para o fim de semana, os brasilienses ainda terão de conviver com mais calor e seca. A temperatura máxima prevista para esta quarta-feira é de 36°C. Mas, a madrugada foi fria em alguns pontos: a mínima registrada na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, foi de 13 ° C. A umidade do ar será de 15% à tarde. No início da manhã, chegou aos 80%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a expectativa é de que o calor continue nos próximos dias e não está descartada a possibilidade de quebra do recorde de temperatura do domingo (4/10), quando os termômetros marcaram 36,7° C, dia mais quente do ano até agora. As máximas podem chegar a 38°C até sexta-feira (9/10).

O órgão emitiu um alerta vermelho de grande perigo por causa da onda de calor, e, nesta quarta, deve lançar um alerta laranja em virtude da baixa umidade. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

“Com essa combinação de tempo quente e seco, as pessoas estão mais sensíveis a problemas respiratórios e alérgicos, é um período muito crítico para a saúde e, no meio ambiente, a vegetação fica mais seca. Além da poluição, isso tudo pode trazer algum dano”, alerta o meteorologista Heráclio Alves.

Chuvas

De acordo com o meteorologista, a previsão das primeiras chuvas para o dia 10 está mantida. Contudo, Heráclio Alves ressalta que as pancadas ainda serão isoladas. “Aumenta o risco de ocorrer chuvas em forma de pancadas com vendavais e raios, com chance de granizo”, afirma.

Apenas a partir da segunda quinzena de outubro é que o período chuvoso vai começar com mais intensidade devido a uma frente fria que avança pelo Sul do país e deve provocar instabilidades e formação de nuvens também no Centro-Oeste.

fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/

Share This: