Enchentes atinge diversos municípios no Rio Grande do Sul

Enchentes atinge diversos municípios no Rio Grande do Sul

VALE DO TAQUARI –  A quinta-feira de sol foi marcada pela mobilização de profissionais da Defesa Civil, Assistência Social, secretaria da Agricultura e de diversos voluntários nas cidades do Vale. Juntos, eles buscavam auxiliar as famílias que ficaram desabrigadas e perderam seus pertences na maior enchente dos últimos 64 anos.

Apesar da chuva ter dado uma trégua e seguir assim nesta sexta-feira, a previsão não é muito animadora. Conforme Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH), da Univates, podem ocorrer pancadas de chuva no fim de semana.  No sábado, o dia começa com nebulosidade e não são descartadas pancadas de chuvas irregulares, com possibilidade de temporais isolados. A temperatura mínima será de 12 ºC e a máxima de 19 ºC. A chance de chuva são de 80% – 15 milímetros. As áreas de instabilidade seguem no domingo. Por conta disso, ocorrem períodos de céu encoberto, com pancadas de chuva no Vale do Taquari. A temperatura mínima será de 14 ºC e a máxima de 21 ºC. As chances de chuva são de 80% – 12 milímetros.

Chuva dos últimos dias

Data            Precipitação (mm)

05/07/20 – 28,8

06/07/20 – 0,4

07/07/20 -109,6

08/07/20 -14,6

Fonte: CIH Univates

ENCANTADO

Segundo informações da Administração Municipal, essa foi a maior enchente da história de Encantado. O nível do Rio Taquari chegou a 20,27 metros, conforme dados da régua eletrônica do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE). No município, 700 famílias foram atingidas pela cheia. Equipes do Executivo, da Defesa Civil, Bombeiros, Brigada Militar e prefeituras vizinhas auxiliaram na retirada de pessoas, móveis e objetos de casas e da população que ficou ilhada. As famílias foram acolhidas no Parque João Batista Marchese.

Nível do Rio em Encantado chegou a 20,27 metros, se tornando a maior enchente no município. Crédito: Prefeitura de Encantado/Divulgação

Doações

Quem quiser ajudar, as famílias precisam de doações de roupas íntimas, cobertores, roupas e de comida, bem como material de limpeza para auxiliar na limpeza das casas. As doações devem ser entregues no Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que está localizado no Parque João Batista Marchese.

BOM RETIRO DO SUL

A elevação do Rio seguiu até a madrugada desta quinta-feira e superou os 20 metros na Barragem Eclusa, e atingindo o pico de 27,39 metros no Porto de Estrela, às 2h. Em função da cheia, cerca de 100 pessoas, até o momento, estão em situação de desalojamento. Elas residem principalmente nas localidades de Beira do Rio e Faxinal da Silva Jorge. Para auxiliar as famílias, foi lançada uma campanha de arrecadação de roupas, cobertores, roupas de cama, móveis, eletrodomésticos, calçados e material de limpeza. As doações podem ser feitas na Secretaria de Obras (móveis e eletrodomésticos) e na Assistência Social (demais itens), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

CRUZEIRO DO SUL

Por causa da enchente, diversas famílias estão desalojadas e precisando do auxílio e da solidariedade de toda a região. Elas estão necessitando de doações de roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, cobertas, alimentos não perecíveis. Os itens podem ser entregues no Grêmio Recreativo União (Greu).

DOUTOR RICARDO

Os moradores precisam de doações de colchões, lençóis e cobertores, além de produtos de higiene e álcool em gel. Quem quiser colaborar deve entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), pelo telefone (51) 9 8186 3743, para agendar a busca dos itens.

MUÇUM

Na cidade, diversas casas, estabelecimentos comerciais e outros pontos, como a Biblioteca Municipal Rui Barbosa e a Escola Castelo Branco, apresentam perdas significativas em decorrência da enchente. Segundo a prefeitura, cerca de 100 famílias foram atingidas e em torno de três mil pessoas tenham sido afetadas de alguma forma. Os bairros mais atingidos são o São José, Fátima e o Centro. A população pode doar roupas de inverno, cama, colchões e alimentos no Salão Paroquial. Além disso, municípios, empresas e pessoas com interesse em doar devem entrar em contato pelo telefone (51) 9 9933 1328.

Em Muçum, um dos locais atingidos pela enchente foi a Biblioteca Municipal Rui Barbosa. Crédito: Prefeitura de Muçum/Divulgação

NOVA BRÉSCIA

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está arrecadando doações para destinar as pessoas atingidas pelas enchente. É possível realizar a doação de agasalhos, roupas de cama e banho. Porém, conforme a prefeitura municipal, a preferência, neste momento, é por alimentos não perecíveis (especialmente leite, tendo em vista o número de crianças); material de limpeza e de higiene pessoal; fraldas (todos os tamanhos) e roupas íntimas. Os itens podem ser entregues na recepção do Centro Administrativo Municipal, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Quem não puder levar, pode entrar em contato pelo telefone (51) 3757 1160 que a Administração Municipal irá buscar.

RELVADO

O município está realizando uma campanha para arrecadar doações para as famílias afetadas pelas enchentes nos municípios vizinhos de Encantado, Roca Sales e Muçum. Quem puder colaborar, pode entregar doações no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também no Posto de Saúde. Quem quiser doar, mas não pode sair de casa, pode entrar em contato pelo telefone (51) 3776 1301, em horário comercial.

ROCA SALES

Segundo informações do município, dezenas de famílias perderam tudo e necessitam de doações. Entre os itens que as famílias precisam, estão: materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza, fraldas, roupas, colchões, cobertores, travesseiros e alimentos. As doações podem ser entregues no Cras de Roca Sales. O Leo Clube também está realizando uma ação em prol das famílias. As doações podem ser feitas na sala 31 da Prefeitura (Secretaria de Assistência Social), CRAS, Posto Canteiros, Agrocenter, Insumos – Bairros Languiru e Canabarro, Supermercado Languiru (Rua Guilherme Schneider Sobrinho), Loja Mix Bazar, Loja TaQi, Cristal Joias e Ótica, Super Avenida (Westfália) ou com integrantes do Clube.

Doações para as famílias atingidas pela cheia podem ser feitas no Cras do município. Crédito: Prefeitura de Roca Sales/Divulgação

Share This: