UVB homenageará Vice Governadora  do Estado de Pernambuco com medalha mulher destaque Brasil

UVB homenageará Vice Governadora do Estado de Pernambuco com medalha mulher destaque Brasil

Por indicação do presidente da União dos Vereadores do Brasil-UVB, Gilson Conzatti, a Vice Governadora do Estado de Pernambuco, Luciana Santos, será homenageada com a medalha Mulher Destaque Brasil na cerimonia que acontecerá no evento Fórum Nacional da Mulher e Encontro Nacional de Legislativos Municipais que será realizado em Salvador-BA no período de 25 a 28 de março.

A homenagem será concedida pela trajetória politica da Vice-governadora que em formada em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).Assumiu o mandato de deputada estadual em 1996 e elegeu-se em 1998.2000, foi eleita pelo PCdoB primeira  prefeita comunista do Brasil, em Olinda, Pernambuco, sendo reeleita em 2004, no primeiro turno, onde exerceu o mandato até 2008.Compôs o governo de Pernambuco, na gestão de Eduardo Campos (PSB), como secretária de Ciência e Tecnologia em 2009, deixando o cargo no início de 2010 para candidatar-se, e elegendo-se deputada federal.

Em 2015, é eleita presidente do diretório nacional do PCdoB, sucedendo Renato Rabelo. Foi reconduzida à presidência do partido durante o 14º Congresso do PCdoB, realizado em novembro de 2017. Luciana Santos foi candidata à prefeitura de Olinda em 2016 e ficou em quarto lugar no primeiro turno, com 32.929 votos.Nas eleições de 2018, foi eleita vice-governadora do estado de Pernambuco na chapa de Paulo Câmara (PSB).

Atual vice-governadora do estado de Pernambuco, eleita em 2018 a primeira mulher a ocupar o cargo. Luciana é filiada ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) desde 1987, partido do qual é a presidente nacional.

Share This: