Causa Animal é debatido no Seminário Nacional de Legislativos Municipais em Itu-SP.

Causa Animal é debatido no Seminário Nacional de Legislativos Municipais em Itu-SP.

Na tarde desta quinta feira (12) no Seminário Nacional de Legislativo Municipais realizado em São Paulo pela União de Vereadores do Brasil-UVB e Câmara Municipal de Itu/SP o tema abordado foi a Causa Animal. A vereadora, Goretti Queiroz, da Câmara Municipal de Recife/PE  em sua participação relatou que a causa animal desperta cada dia mais adeptos. São muitas vozes que se levantaram em defesa dos agora seres sencientes que sentem. Na antiguidade e até nos dias de hoje se alimentou a crença de que animais não sentem dor. Eles sentem mais do que dor, sentem tristeza, alegria e amor por seus donos. Mas ainda há muito por fazer.

Goretti Queiroz disse que no Brasil os simpatizantes da causa animal chegam a 35% da população do país, trabalhando em favor de políticas públicas do coletivo e de saúde única. Para ela, trata-se de uma necessidade sanitária. A lei federal 13.426/17 determina que prefeituras façam plantões e mutirões de castrações cirúrgicas. Determina ainda que as castrações de cães e gatos devem ser política compulsória. “As doenças chamadas de zoonoses provocadas por animais levam milhares de pessoas ao Sistema Único de Saúde”.

Em seguida o Deputado Estadual, Bruno Ganem, defensor da causa animal e criador do projeto de lei que estabelece multa para maus-tratos a animais, explicou aos presentes sobre a importância de combater maus tratos aos animais, reforçar o papel de cada órgão nos casos de resgate, criação de políticas públicas que garantam o bem-estar animal e elaborar propostas de ações que possam ser desenvolvidas pelo poder público para reduzir o número de animais abandonados.

Ganem criou também, a Central Virtual de Adoção de Cães e Gatos, que realiza a divulgação de animais abandonados para adoção e ajuda a encontrar pessoas que tenham interesse em realizar uma adoção responsável ou servir de lar temporário. 

 

 

Share This: