Dia da Consciência Negra, respeitando diferenças e promovendo a igualdade.

Dia da Consciência Negra, respeitando diferenças e promovendo a igualdade.

Anualmente em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra é uma data bastante significativa para o Brasil, tanto social quanto culturalmente. Esse dia foi escolhido em homenagem ao líder dos quilombos, Zumbi dos Palmares, que faleceu em 20 de novembro de 1965. Zumbi foi um importante representante da luta dos negros contra a escravidão durante o período colonial brasileiro.

Recentemente a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei, de autoria do Deputado Federal Valmir Assunção, que pretende transformar a data em feriado nacional. No entanto, o feriado é restrito apenas aos municípios que instituírem a data em seus calendários oficiais através de leis ou decretos.

A União dos Vereadores do Brasil-UVB criou a UVB AFRO  para o desenvolvimento social não somente destes, mas da população como um todo, faz-se necessário promover à igualdade étnica e combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, por meio de proposições de ações afirmativas. Este departamento ou coordenadoria poderá ter caráter construtivo e manifesta-se pela oferta de propostas de ações alternativas de promoção da igualdade racial, A Coordenadoria também pode possibilita a UVB a integração e parceria de outros entes federados para a promoção de políticas afirmativas, bem como o empoderamento dos NEGROS NA POLITICA, aderir a campanhas e programas desenvolvidos pela secretaria de políticas de promoção da igualdade racial (SEPPIR). Também para fortalecer os vereadores dando subsídios para a elaboração de projetos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.  Distrito federal e municípios que tenham criado conselhos de promoção da igualdade étnica.

 

 

Share This: