Encontro em Porto Alegre discute melhorias no programa do Livro Didático

Encontro em Porto Alegre discute melhorias no programa do Livro Didático

Encontro em Porto Alegre discute melhorias no programa do Livro Didático – Técnicos e gestores educacionais se reuniram na quarta-feira, 13, em Porto Alegre, para o Encontro Técnico Regional do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A proposta é fortalecer parcerias, traçar ações a serem desenvolvidas pelo PNLD e buscar melhorias para torná-lo mais eficaz nas regiões brasileiras.

De acordo com a Coordenadora Geral dos Programas do Livro no FNDE, Nadja Cézar, a inciativa torna-se muito proveitosa, uma vez que promove a aproximação entre instituições de ensino e autarquia. ”Houve uma participação realmente intensa, uma troca rica de diálogo com dúvidas importantes sobre o programa e discussão sobre as possibilidades de melhoria. Eu acho que o ponto de destaque desse momento é uma identificação, a gente precisa caminhar juntos na execução política. Ficou muito claro e eles entendem que estamos tão próximos e que não é mais o MEC lá em cima, o FNDE lá em cima e eles abaixo. Estamos todos vinculados de uma forma relacionada na execução dessa política’’, enfatizou a coordenadora.

O Gestor da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Issac Ferreira, ressaltou a importância do livro didático no aprendizado de crianças e jovens de todo o país. “O encontro está sendo importante pela qualidade das discussões e pela competência das pessoas que estão à frente do encontro na região Sul. É de extrema importância essa troca, porque nós estamos tratando de um instrumento utilizado no processo de aprendizagem, que é o livro didático”, explica.

Leia também:

O encontro, que se estenderá até esta quinta-feira, 14, conta com palestras, bate-papo e coleta de sugestões para melhorias na execução do PNLD. Até abril de 2020, estão previstos outros três encontros nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Homenagem à jovem leitora

A solenidade de abertura foi marcada, ainda, pela participação da jovem leitora Isabelle Bonini Gabbi, de apenas 9 anos de idade. Homenageada pelos profissionais presentes, a estudante da Escola Estadual Três Mártires de Palmeiras das Missões/RS contou que neste ano já leu mais de 50 livros, sendo muitos deles parte do PNLD Literário, que distribui livros de literatura para escolas de todo o Brasil, com o objetivo de apoiar a formação dos acervos das escolas públicas, ampliando as oportunidades para que os alunos tenham acesso à literatura de qualidade durante o ano letivo.

fonte:www.i9treinamentos.com

Share This: