União dos Vereadores Brasil-UVB  é homenageada na Câmara Municipal do Recife

União dos Vereadores Brasil-UVB é homenageada na Câmara Municipal do Recife

Fortalecer o Poder Legislativo Municipal. É esse o objetivo maior da União dos Vereadores do Brasil (UVB), que neste ano completa 55 anos de existência. O fato foi celebrado com a realização de um Encontro de Legislativos Municipais na Câmara do Recife, que desde a quarta-feira (13) realiza palestras e debates em sua sede. Na manhã desta quinta-feira (14), o evento foi coroado com uma reunião solene em homenagem à UVB promovida pelo presidente da Casa, o vereador Eduardo Marques (PSB).

A homenagem teve um caráter histórico: a União dos Vereadores do Brasil foi criada na Câmara do Recife em 16 de novembro de 1964. O trabalho realizado pela instituição desde sua fundação até hoje foi destacado pelo presidente em seu discurso no plenário. “Para nós, que fazemos a Câmara Municipal do Recife, é uma honra celebrar esta data. São 55 anos de luta e dedicação a uma causa coletiva, necessária, para a efetiva implementação das políticas públicas que levam dignidade e cidadania ao munícipe.”

Eduardo Marques não deixou de fazer uma defesa da importância dos vereadores para a democracia. “Os vereadores são os políticos mais próximos dos cidadãos de um município. Em tempos obscuros, em que a atividade política vem sendo cada vez mais agredida, é de extrema necessidade a afirmação do papel do vereador para a consolidação do estado democrático de Direito.”

O presidente da UVB, o vereador de Iraí (RS) Gilson Conzatti, agradeceu à Câmara do Recife pela homenagem. Durante a reunião solene, ele entregou oficialmente a Eduardo Marques o convite para receber, em Porto Alegre, o Troféu Personalidade Brasil. “Estamos honrados pela Câmara Municipal do Recife nos receber hoje. Era um sonho da UVB marcarmos a passagem do nosso aniversario da forma como fomos recebidos aqui. Agradeço ao presidente Eduardo Marques por entender a simbologia desta reunião solene.”

A pauta municipalista também foi um dos pontos da intervenção de Conzatti. “Buscamos fazer com que o vereador e a sociedade estendam o seu papel. Precisamos mostrar cada vez mais que, sem um parlamento livre e democrático, não se constrói cidadania. Nós somos, sim, construtores da cidadania e mudamos a vida das pessoas. Os municípios é que são extremamente importantes para o País, e não o contrário. Quem sabe a realidade do povo são os prefeitos e vereadores. É pelas cidades que temos que brigar.”

A reunião solene foi conduzida pelo 2º vice-presidente da Câmara do Recife, o vereador Chico Kiko (PP). Compuseram a mesa do evento, ainda, o superintendente da UVB para os Estados do Nordeste, Anízio Amorim, o superintendente da UVB do Estado de São Paulo, Givanildo Soares da Silva, o presidente da seccional pernambucana da UVB, Edmilson Renault. O prefeito da cidade de Bonito, Gustavo Adolfo, e a vereadora de Brejo da Madre de Deus, Maria José Silva Santos, também participaram da mesa.

Também estiveram  presentes vereadores de varias cidades dos estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia, Superintendente da UVB do Estado de Alagoas, Fernando Malta e o Superintendente da UVB Estado de Pernambuco, Marquinho da Garagem.

 

Share This: