Acordo marca novo modelo de parceria para TV e Rádio Senado em Manaus

Acordo marca novo modelo de parceria para TV e Rádio Senado em Manaus

 

Um acordo de cooperação técnico foi firmado na quarta-feira (16) entre o Senado Federal, a Assembleia Legislativa do Amazonas e a Câmara Municipal de Manaus para dar continuidade e dinamismo às transmissões da Rádio e da TV Senado na capital amazonense.

De acordo com o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), é a primeira vez que a rede de Rádio e TV Digital do Senado estabelecem parceria na área com a participação dos três entes legislativos, o que marcará uma mudança no modelo de associações locais.

— Esse ato, aparentemente simbólico, é fundamental para proporcionar um canal de comunicação direto e integrado, levando a informação dos poderes legislativos locais, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa, e nacionais, Câmara dos Deputados e Senado Federal, à população brasileira”, disse Davi.

Ao lado dos senadores do Amazonas, Omar Aziz (PSD), Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), Davi afirmou que o trabalho construído pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado viabilizará a adoção do modelo de transmissão em outras cidades. Em Manaus, as emissoras do Senado e da TV Assembleia já estão no ar desde dezembro de 2012. Até o momento, 53 municípios recebem o sinal aberto da TV Senado, replicado em outros 230 municípios.

Para Eduardo Braga, a iniciativa vai permitir que os parlamentares ampliem ainda mais o contato dos representantes com a população.

— Dando, portanto, mais acesso aos trabalhos dos representantes populares do Amazonas e fazendo com que a prestação de contas dos nossos serviços, aqui no Senado, seja também ampliada no estado — observou.

O avanço na transparência da atividade parlamentar por meio da parceria também foi registrado por Omar Aziz.

— A população do Amazonas vai poder acompanhar de perto os seus representantes, mandar sugestões para a gente e fazer as críticas que sempre tem — afirmou.

O compromisso em transmitir informação oficial e de qualidade como ferramenta de combate às chamadas fakenews foi destacado por Plínio Valério.

— Quando o ouvinte ler uma notícia sobre um determinado parlamentar, ele vai ver que no pronunciamento a coisa é diferente. Ele vai poder comparar, vai poder constatar, vai poder separar o joio do trigo. A fakenews da verdade — disse.

Acordo
A parceria entre as três Casas legislativas prevê, entre outros pontos, que o Senado continuará cedendo à Assembleia um dos subcanais de TV digital em Manaus, dos quatro a que tem direito. Por sua vez, a Câmara Municipal terá direito a um desses subcanais e dividirá os gastos de custeio da estação radiodifusora, que antes eram bancados exclusivamente pela Assembleia. Dentre as despesas do parque de transmissão a serem rateadas pelo Legislativo local estão aluguel, energia elétrica, refrigeração, segurança e manutenção dos equipamentos.

Ainda segundo o acordo, a Assembleia dispõe de até duas horas na grade de programação da Rádio Senado (106,9 MHz), para a inserção de conteúdo institucional destinado a divulgar os trabalhos do Legislativo estadual. Foi a Assembleia, inclusive, que adquiriu os equipamentos de transmissão de rádio.

Fonte: Agência Senado

fonte:www.prolegislativo.com.br

Share This: