Vereadores de Vinhedo -SP prestigiam 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio

Vereadores de Vinhedo -SP prestigiam 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio

 

Na sexta-feira, 04, o presidente da Câmara municipal de Vinhedo -SP, vereador Edu Gelmi (MDB), e  também parlamentares Carlos Florentino (PV), Flávia Bitar (PV), Geraldinho Cangussú (PV) e Nil Ramos (PSDB) prestigiaram a realização do 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio, promovido pela Secretaria de Saúde, de Transportes e Defesa Social e Assistência Social, com apoio da Câmara de Vinhedo.

O evento foi realizado no Sallon do Hopi Hari, e teve mesa diretora composta pelo presidente da Câmara; o secretário de Saúde Flávio Moreira Alves; secretário de Assistência Social Eduardo Gallasso; Osmir Cruz, secretário de Transportes e Defesa Social; do presidente do parque temático, Alexandre Rodrigues; e pelo palestrante do seminário, Edmar Pedrosa, doutorando em segurança pública.

Com o tema “Suicídio é uma questão de Saúde Pública”, a palestra, voltada a profissionais de todas as forças de segurança, como guardas municipais, policiais civis, militares, agentes aposentados, afastados ou na ativa, faz um alerta quanto à importância de se cuidar da saúde mental dos profissionais do setor, que vivem riscos e pressão constantes.

Como presidente da Câmara, Edu Gelmi (MDB) pôde fazer uso da palavra na abertura do Seminário, oportunidade em que destacou a importância da prevenção. “Torço muito para que Vinhedo não entre nas más estatísticas do país, uma vez que aproximadamente 12 mil pessoas cometem suicido, por ano, no Brasil. Para isso, a conscientização e a prevenção são fundamentais. Hoje a municipalidade está dando o primeiro passo para que nossa cidade se mantenha positivamente destoante da média nacional”.

Ao final do evento, Flávia Bitar, que é autora da Indicação 363/2019, que propõe justamente a promoção de ações de prevenção, tratamento e acompanhamento dos transtornos mentais envolvendo agentes de segurança, fez um convite a Edmar Pedrosa para que contribua na elaboração de material educativo sobre o tema destinado à Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, que será elaborado pela Câmara para distribuição já no próximo ano. O convite foi prontamente aceito.

fonte:www.camaravinhedo.sp.gov.br

Share This: